Livros Infantis em Multiformato: articulações entre educação e design

Autores

  • Cláudia Rodrigues de Freitas Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Eduardo Cardoso Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Sheyla Werner Uniritter

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.71235

Palavras-chave:

Livro Multiformato, Inclusão, Literatura Infantil

Resumo

A partir de um recorte de pesquisa, conduzida pelo <omitido para revisão cega>, que tomou como mote o desenvolvimento de livros em multiformato acessível a todas as crianças, este artigo objetiva evidenciar a articulação importante entre as áreas da educação e do design para análise, produção e qualificação dos livros. Atualmente, existe no mercado grande variedade de livros destinados ao público infantil, porém sem acessibilidade. Os livros apresentados neste estudo possuem versões distintas: uma em braille e tinta em fonte ampliada e outra em Comunicação Alternativa. Ambas contam com imagens ilustradas táteis, audiodescrição e contação da história na Língua Brasileira de Sinais. A metodologia utilizada foi a de Pesquisa-Intervenção. O estudo possibilitou o teste e a produção total de dezenas livros, os quais foram doados a bibliotecas e a escolas públicas. Além disso, constituiu-se como importante pesquisa para o estabelecimento de critérios pertinentes à produção futura de livros em multiformato.

Downloads

Publicado

06-01-2023

Como Citar

de Freitas, C. R., Cardoso, E., & Werner, S. (2023). Livros Infantis em Multiformato: articulações entre educação e design. Arcos Design, 16(1), 280–299. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.71235