O design em um diário de campo: viajando entre histórias de Itamatatiua com destino à educação quilombola

Autores

  • Glauba Alves do Vale Cestari Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Nayara Chaves Perpétuo Instituto Federal do Maranhão
  • Jacqueline Silva Mendes Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.71091

Palavras-chave:

Design, Quilombo, Educação.

Resumo

Tratamos aqui da aplicação da abordagem sistêmica do design voltada para a educação quilombola descrevendo procedimentos e ferramentas implementados durante o projeto de extensão intitulado “Era uma vez em Itamatatiua...”: a instrumentalização da educação quilombola com vistas na sustentabilidade cultural. Seu desenvolvimento ocorreu de modo colaborativo envolvendo as instituições de ensino: IFMA, UFSC, escola municipal da Comunidade de Itamatatiua e os moradores desse povoado considerando suas variadas gerações. Nas viagens ao quilombo nos deparamos com um imenso conteúdo que ainda não está nos livros escolares. Um diário colaborativo abriu espaço para o registro das experiências com a comunidade e a escola na perspectiva de alcançarmos um meio de manter o legado cultural local. O diário continua recebendo registros, pois este projeto está em andamento. Aqui apresentamos um recorte de um projeto que permitiu o encontro entre saberes, fazeres e educação em um quilombo localizado em Alcântara, município do Maranhão (Brasil).


Downloads

Publicado

06-01-2023

Como Citar

Cestari, G. A. do V., Figueiredo, L. F. G. de, Perpétuo, N. C., & Mendes, J. S. (2023). O design em um diário de campo: viajando entre histórias de Itamatatiua com destino à educação quilombola. Arcos Design, 16(1), 326–252. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.71091