A noção de identidade brasileira a partir de elementos amazônicos: uma perspectiva do Design de Moda
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.71083Palavras-chave:
Identidade Brasileira, Design de Moda, Cultura AmazônicaResumo
Este artigo apresenta parte das reflexões de uma pesquisa de dissertação de Mestrado em Design em desenvolvimento e propõe uma discussão acerca dos conceitos associados à noção de identidade nacional e regional, especificamente da identidade brasileira e amazonense e o uso de seus elementos visuais como referência na criação de produtos de Moda. Buscamos refletir sobre a construção da identidade cultural brasileira traçando um breve panorama histórico sobre a construção da ideia de uma nação, quais valores simbólicos são produzidos e como eles circulam no mercado nacional e internacional, trazendo como objeto a criação de produtos de Design de Moda. A questão da cultura amazônica faz parte da relação identitária discutida nesse artigo, sendo analisada sua construção simbólica e a apropriação de seus elementos associados ao ideário de identidade nacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Arcos Design pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Arcos Design com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Para mais informações ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
- O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de
autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.