A noção de identidade brasileira a partir de elementos amazônicos: uma perspectiva do Design de Moda

Autores

  • Mariana dos Santos Couto Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Fernanda de Abreu Cardoso Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.71083

Palavras-chave:

Identidade Brasileira, Design de Moda, Cultura Amazônica

Resumo

Este artigo apresenta parte das reflexões de uma pesquisa de dissertação de Mestrado em Design em desenvolvimento e propõe uma discussão acerca dos conceitos associados à noção de identidade nacional e regional, especificamente da identidade brasileira e amazonense e o uso de seus elementos visuais como referência na criação de produtos de Moda. Buscamos refletir sobre a construção da identidade cultural brasileira traçando um breve panorama histórico sobre a construção da ideia de uma nação, quais valores simbólicos são produzidos e como eles circulam no mercado nacional e internacional, trazendo como objeto a criação de produtos de Design de Moda. A questão da cultura amazônica faz parte da relação identitária discutida nesse artigo, sendo analisada sua construção simbólica e a apropriação de seus elementos associados ao ideário de identidade nacional. 

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Publicado

06-01-2023

Como Citar

Couto, M. dos S., & Cardoso, F. de A. (2023). A noção de identidade brasileira a partir de elementos amazônicos: uma perspectiva do Design de Moda. Arcos Design, 16(1), 58–75. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.71083