Identidade visual como potência de pertencimento e engajamento em causas sociais: o caso Mó Limpeza.

Autores

  • Camila Bezerra Furtado Barros Universidade Federal do Ceará
  • Beatrice Cavalcante Arraes Universidade Federal do Ceará
  • André Carvalho de Lima Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2020.69041

Palavras-chave:

Identidade Visual, Dispositivo, Social, Covid-19

Resumo

A partir da descrição e contextualização de uma ação projetual desenvolvida durante a pandemia de Covid-19, objetiva-se compreender a potência de engajamento e mobilização social que podem ser fomentados por meio do desenvolvimento de um projeto de identidade visual. Para tanto, fez-se necessário refletir sobre o design como prática coletiva (FRY, 2018) de reelaboração contínua (LATOUR, 2014), para, então, em parceria com o coletivo arRUAça, desenvolver o projeto de pias móveis destinadas à população em situação de rua, que ancorou a necessidade do desenvolvimento de uma identidade visual. No recorte da identidade visual, partiu-se da noção de que esta atua, sob o suporte da pia móvel, de maneira estratégica que se inscreve em uma relação de disputa simbólica. A identidade visual desenvolvida de maneira coletiva ampliou a significação da pia para além da sua funcionalidade fazendo deste dispositivo (FOUCAULT, 1994; AGAMBEN, 2005) que carrega em si a luta pelo direito à saúde.

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Publicado

29-09-2022

Como Citar

Barros, C. B. F., Arraes, B. C., & Lima, A. C. de. (2022). Identidade visual como potência de pertencimento e engajamento em causas sociais: o caso Mó Limpeza. Arcos Design, 13(2), 42–58. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2020.69041

Edição

Seção

Artigos Completos em Fluxo Contínuo