Educação cartográfica - práxis transdisciplinar no Colégio de Aplicação da UERJ

Autores

  • Mariana Costard ESDI/UERJ
  • Margarida dos Santos CAp-UERJ
  • Fernanda Rabelo CAp-UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2018.44067

Palavras-chave:

educação, cartografia, práxis, codesign, copesquisa

Resumo

Este artigo é uma versão revisada do trabalho apresentado no 1o Seminário Nacional Alfabetização sem Cartilha, que foi escrito com enfoque na alfabetização. Neste contexto, traz novas reflexões sobre a experiência transdisciplinar de uma “educação cartográfica”, desenvolvida no Colégio de Aplicação da Uerj (CAp-Uerj), com a participação de diversos profissionais, educadores, estudantes e cidadãos. O projeto utiliza a abordagem cartográfica para combinar diferentes linguagens e campos do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem com crianças do terceiro ano do ensino fundamental. “Rio Comprido, o bairro que nos une” parte do estudo sobre o território onde se localiza a escola, incorporando o desafio pedagógico de estimular a compreensão do mundo e libertação do pensamento para se materializar no encontro entre diferentes saberes e práticas, reunindo pessoas, afetos e desejos, entre os campos da educação, artes, design, geografia, história, arquitetura e urbanismo. A prática pedagógica pautada pela experiência coloca as crianças no papel de pesquisadoras e co-autoras, olhando para assuntos da vida - como a situação da sua própria escola, o bairro e a relação com as pessoas, a cidade e sua construção coletiva - e aprendendo a se situar e expressar de forma integrada, através das palavras mas também de outras manifestações visuais. Dessa forma, se constitui um projeto de copesquisa transdisciplinar construído no diálogo entre as diferenças, que potencializa as existências na produção de outras realidades e de mundo. 

Downloads

Publicado

11-09-2019

Como Citar

Costard, M., Santos, M. dos, & Rabelo, F. (2019). Educação cartográfica - práxis transdisciplinar no Colégio de Aplicação da UERJ. Arcos Design, 11(1), 85–105. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2018.44067