O valor do design no processo de decisão: um modelo de três camadas

Autores

  • Xènia Viladás Universidad Politécnica de Valencia

Palavras-chave:

Metodologia, Gestão de Projeto, Criatividade

Resumo

Este artigo resume o projeto de tese de doutorado em que estou trabalhando atualmente. O tema aborda a importância de um projeto estritamente do ponto de vista de gestão (deixa de lado o valor do design como um setor de actividade, bem como outras questões conexas). Sua principal conclusão, que ainda está a ser testada através de uma pesquisa de campo, é que ao invés de um único cálculo do ROI, que até agora se pensava ser a solução para gestão de projeto, nós precisamos somente de três indicadores diferentes, dependendo de problemas específicos que estejam sendo abordados, a saber:

- O processo de decisão sobre se deve-se ou não incorporar o projeto em nossa função gerencial;

- A monitorização da função do design juntamente com a implantação do projeto;

- O desempenho do projeto como uma função de gestão em geral.

Sugiro que o primeiro problema pode ser resolvido com um índice composto que eu chamo de "design multiplicador", enquanto os problemas de gestão podem ser combatidos com a ajuda de um "painel de design", formado por um conjunto de indicadores-chave de desempenho e, finalmente, o desempenho global pode ser calculado através da técnica de ROI, enquanto a combinação de ROIs aplicada ao design (RODIS) pode ser usado para elaborar um "projeto multiplicador", citado anteriormente, fechando, assim, o modelo.

Entretanto, coloco em cheque o próprio conceito de RODI, por conta das deficiências do próprio sistema de contabilidade; uma visão meramente financeira não pode representar o verdadeiro valor que o design traz. Sugiro, portanto, que uma abordagem “Value Based Management” é muito mais adequado neste caso. Dito isso, a existência de um projeto multiplicador pode incentivar as organizações de pequeno porte a usarem o design, assim como a simplicidade do painel de design permitir-lhes controlar os projetos de uma forma mais eficaz.

Downloads

Publicado

01-12-2010

Como Citar

Viladás, X. (2010). O valor do design no processo de decisão: um modelo de três camadas. Arcos Design, 5(2). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/17420

Edição

Seção

Artigos