O Design como estratégia para o projeto de país. Perspectivas para o ensino do design no Brasil

Autores

  • Maria Cecilia Consolo FACAMP- Faculdades de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2016.15629

Palavras-chave:

ensino do design, plano estratégico, desenvolvimento sustentável, cultura do design

Resumo

Este artigo é de natureza deontológica. A reflexão se concentra sobre o ensino do Design cuja estrutura curricular da graduação merece uma revisão frente ao cenário econômico e social. A delimitação da atuação profissional por linguagens, as mesmas que subdividem o ensino, reduz o potencial inerente ao Design, o profissional deve ser capacitado para a análise e diagnóstico frente aos desafios complexos da economia e da dinâmica social, sendo capaz de articular soluções multidisciplinares com foco no desenvolvimento do país.

Biografia do Autor

Maria Cecilia Consolo, FACAMP- Faculdades de Campinas

Cecilia Consolo é designer e doutora em Ciência da Comunicação pela USP, tem mais de 35 anos de experiência em desenvolvimento de projetos de comunicação, design, de marcas e gestão da identidade corporativa. Atuou como professora nas matérias de projeto, metodologia e novas linguagens, na graduação e pós-graduação da Faculdade de Design Gráfico do SENAC,  no curso de graduação em Design Gráfico da FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado, e na pós graduação do SENAI. Atualmente é professora de Projeto e Gestão na graduação e pós-graduação em Design da FACAMP - Faculdade de Ciências Econômicas de Campinas. É titular no Conselho Setorial de Design junto ao Ministério da Cultura

Downloads

Publicado

26-10-2016

Como Citar

Consolo, M. C. (2016). O Design como estratégia para o projeto de país. Perspectivas para o ensino do design no Brasil. Arcos Design, 9(1), 51–62. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2016.15629

Edição

Seção

Artigos