A Revista Arcos Design é uma publicação digital semestral do Programa de Pós-Graduação em Design da ESDI/UERJ que busca promover a divulgação de estudos e trabalhos científicos em design em interseção com outros campos do fazer e do saber. Buscamos divulgar produções científicas que priorizem o campo do design nas suas mais diversas áreas de conhecimento, em especial àquelas que se relacionam às linhas de pesquisa do PPDESDI.

A Arcos Design publica artigos completos originais e inéditos, assim como resenhas críticas, ensaios textuais, ensaios visuais, ensaios audiovisuais, traduções, entrevistas e artigos de iniciação científica. Antes de iniciar seu trabalho, verifique quais seções estão abertas para submissão em Políticas de Seção. São admitidos textos em português, inglês ou espanhol, de autores brasileiros e estrangeiros, submetidos e aprovados para a demanda contínua da revista. Em paralelo ao processo de publicação de artigos inéditos, a revista procura resgatar textos de importância histórica para a facilitação de acesso às fontes bibliográficas relevantes no campo do design e áreas afins.

A revista tem por vocação o incentivo ao diálogo entre as instâncias de pesquisa, ensino e extensão como forma de contemplar a diversidade de interesses sobre as questões que se dão no entorno da atividade de design. O periódico entende-se também como espaço de formação de pesquisadores, abrindo-se como caminho para iniciantes e para a participação e diálogo com todas as esferas da educação superior. A política editorial da Arcos considera a relevância de criação de um espaço democrático para divulgação científica de pesquisas.

Por fim, a Arcos Design considera que a prática do design e áreas afins deve ser acompanhada do processo crítico-reflexivo e que as pesquisas em curso no Brasil e no mundo são de fundamental importância para o desenvolvimento dos seus respectivos campos e para questões da sociedade em geral.

A revista aceita textos nos idiomas português, espanhol e inglês. Para serem encaminhados para avaliação, os textos devem atender às "diretrizes para autores" e estar de acordo com a política editorial da revista.

Para ser publicado, o artigo deve ser aprovado nas três seguintes fases:

Pré-análise: a avaliação é feita pelos editores com base na originalidade, pertinência, qualidade acadêmica e relevância do artigo para o design.

Avaliação por pares externos: O artigo será enviado para dois pareceristas. Caso haja discordância quanto à aprovação, será enviado para um terceiro parecerista dar o aval final. Os pareceres deverão ser emitidos de acordo com a ficha de avaliação fornecida pela revista.

Redação/Estilo: A leitura técnica dos textos e a padronização ao estilo da revista finalizam o processo de avaliação.

O anonimato é garantido durante todo o processo de avaliação e os artigos recusados, mas com possibilidade de reformulação, poderão retornar como novo trabalho, iniciando outro processo de avaliação.

A revista tem periodicidade semestral.

Essa publicação oferece acesso imediato e gratuito ao seu conteúdo, seguindo o princípio de tornar o conhecimento científico disponível gratuitamente ao público a fim de apoiar uma democratização mundial do conhecimento.

Indexadores

A Revista Arcos foi criada em 1998 e publicou três números consecutivos em sua versão impressa. Com a criação do Mestrado em Design da ESDI, a revista foi relançada em sua versão online, em janeiro de 2009, mantendo assim sua publicação semestral. Em 2013, a Revista Arcos passou a integrar o Portal de Publicações Eletrônicas da UERJ e teve seus primeiros números concluídos e publicados na plataforma SEER. Além de artigos completos de resultados de pesquisa e artigos de revisão, a partir de 2013, publicamos também resumos de dissertações e teses, comunicados científicos e entrevistas com profissionais e pesquisadores da área.