O NEW WEIRD: HIBRIDISMO FORMAL E CONSCIÊNCIA POLÍTICA EM ESTAÇÃO PERDIDO, DE CHINA MIÉVILLE
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Resumo
O objetivo deste artigo é contextualizar e discutir o New Weird, um subgênero da literatura fantástica surgido no fim do século XX, durante o momento em que a Grã-Bretanha passava pelo Science Fiction Boom, no qual a ficção científica, a fantasia e o horror sofreram uma retomada após um período de estagnação. A partir de um levantamento das principais definições a respeito do New Weird, tendo como base as discussões dos próprios escritores desse tipo de ficção, pretendo comentar a respeito de suas influências, principalmente em relação ao Weird tradicional, e abordar em detalhe algumas de suas características principais. Defendo que os mundos ficcionais do New Weird, ainda que alternativos ao real, são construídos com detalhes que enfatizam relações sociais, políticas e econômicas que remetem à nossa realidade, o que possibilita a reflexão acerca do nosso próprio contexto histórico. Ao mesmo tempo, essas obras promovem uma diluição das fronteiras entre os gêneros da literatura fantástica, na medida em que características formais, convenções e temas tradicionais de ficção científica, fantasia e horror aparecem articuladas conjuntamente, de maneira a serem reiteradas, mas também renovadas.
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