“O INTRUSO”, DE H. P. LOVECRAFT: O UNHEIMLICH NO ESPELHO

Conteúdo do artigo principal

Carla Larissa dos Santos de Souza

Resumo

Este texto toma como objeto o conto “O intruso”, de H. P. Lovecraft, e tem como objetivo a leitura do personagem que dá nome ao título como uma peculiar figura do unheimlich, que só compreende a sua natureza no confronto com o outro. Embasa-se em noções formuladas por Sigmund Freud em “O inquietante” e, também, em formulações de Noel Carroll acerca do monstro, em A filosofia do horror ou os paradoxos do coração. O texto contempla, ainda, o olhar cunhado por Lovecraft na obra O horror sobrenatural na literatura. A articulação aqui apresentada busca discutir como a ambientação gótica e a atmosfera dela decorrente se relacionam no conto com o efeito unheimlich, bem como o jogo ficcional travado entre o familiar e o desconhecido.

Detalhes do artigo

Como Citar
dos Santos de Souza, C. L., & Giroldo, R. (2019). “O INTRUSO”, DE H. P. LOVECRAFT: O UNHEIMLICH NO ESPELHO. Abusões, 10(10). https://doi.org/10.12957/abusoes.2019.43500
Seção
Das unheimliche, “o inquietante”
Biografia do Autor

Carla Larissa dos Santos de Souza, UFMS

Carla Larissa dos Santos de Souza é graduada em Letras pela UFMS e mestranda em Estudos de Linguagens pela mesma instituição.

Ramiro Giroldo, UFMS/CNPq

Ramiro Giroldo é professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua na graduação e na pós-graduação e ministra disciplinas ligadas à literatura brasileira. Mestre em Estudos de Linguagens pela mesma instituição e doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), dedica-se a investigar a utopia, a ficção científica nacional e as representações artísticas da violência e do horror. Autor de diversos ensaios publicados em revistas acadêmicas, publicou em 2013 o livro Ditadura do Prazer: sobre ficção científica e utopia (Editora da UFMS).