A QUEDA DAS CASAS DE EDGAR ALLAN POE E DE ROGER CORMAN NA LITERATURA E NO CINEMA B-SIDE

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Auricélio Soares Fernandes
Luiz Antonio Mousinho Magalhães

Resumo

Esse artigo tem como objetivo discutir a adaptação fílmica A queda da casa de Usher (1960), do diretor e produtor americano Roger Corman, baseada no conto homônimo de Edgar Allan Poe, publicado em 1835, focando principalmente em considerações sobre a ambientação gótica, a mise en scène e outros elementos estéticos do denominado estilo cormanesco. Esse estudo é proveniente da pesquisa de mestrado, concluída em 2014, na qual discorremos sobre as adaptações cinematográficas de Roger Corman, surgidas a partir de produções independentes, à parte dos padrões comerciais de Hollywood. Para embasar teoricamente o referido artigo, recorremos a textos de Carlos (2013), Aumont e Marie (2006), Hutcheon (2006), Stam (2006), Martin (2005), Brito (1995), e que apresentam concepções sobre o discurso cinematográfico e sobre o fenômeno de adaptação.

 

 

Detalhes do artigo

Como Citar
Fernandes, A. S., & Magalhães, L. A. M. (2018). A QUEDA DAS CASAS DE EDGAR ALLAN POE E DE ROGER CORMAN NA LITERATURA E NO CINEMA B-SIDE. Abusões, 6(6). https://doi.org/10.12957/abusoes.2018.32798
Seção
Visões do cinema: o gótico, o insólito, o fantástico