Silencios en el discurso: Familia, conflicto y micropolítica en las narraciones sobre la revelación de la homosexualidad

Autores/as

Palabras clave:

homosexualidad, familia silencio micropolítica, distancia social

Resumen

Este artículo analiza las experiencias de revelar orientación sexual a la familia de
origen entre gays y lesbianas, en base a entrevistas y observación participante realizada en la ciudad de Belo Horizonte, entre 2017 y 2018. El artículo explora los significados y los efectos del silencio experimentado en la vida cotidiana de la casa. después de la revelación de la orientación homosexual a la familia, considerando cómo integra las disputas micropolíticas. Argumentamos que las formas plurales en las que se pueden constituir, percibir e informar los silencios están relacionadas con la constitución de lugares y distancias sociales dentro de la familia, situadas en contextos político-culturales más amplios.

Biografía del autor/a

Leandro de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAN/ DAA/ UFMG) Departamento de Antropologia e Arqueologia Universidade Federal de Minas Gerais

É doutor em Antropologia Social (PPGAS/ Museu Nacional/ UFRJ). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) e mestrado em Ciências Humanas e Saúde pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAN/ UFMG). no Departamento de Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Minas Gerais (DAA/ FAFICH/ UFMG). Entre 2011 e 2016 atuou como Professor Assistente na Universidade Regional do Cariri. Foi bolsista do Programa de Metodologia de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Saúde (Fundação Ford) e professor do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gênero e Sexualidade EGES/ CLAM/ UERJ. É co-autor, junto com Marcelo Natividade, do livro "As Novas Guerras Sexuais: diferença, poder religioso e identidades LGBT no Brasil", possuindo também artigos e capítulos de livro em diversas publicações especializadas. Tem experiência na área de Antropologia Urbana, atuando principalmente com os temas: família, gênero, sexualidades, política, religião, troca e reciprocidade, corpo, antropologia das emoções. É sócio efetivo da Associação Brasileira de Antropologia (ABA).

Thiago Camargo, Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAN/ DAA/ UFMG) Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando em Antropologia (Antropologia Social) pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia do Departamento de Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGAn/DAA/UFMG); graduado em Antropologia pela mesma instituição. Durante a graduação, realizou período de intercâmbio/mobilidade na Universidade do Porto (UPORTO), onde cursou disciplinas das áreas de Sociologia e de Estudos Africanos. Possui experiência na área de antropologia social e cultural, com ênfase em estudos de gênero e sexualidade, atuando nos seguintes temas: teoria antropológica, etnografia e teorias etnográficas, antropologia política e do Estado, antropologia médica e da saúde, antropologia da moral, teoria queer e políticas públicas para pessoas LGBTQ.

Publicado

2019-12-25

Número

Sección

Dossier