O drama do sexo desprotegido: estilizações corporais e emoções na gestão de risco para HIV entre homens que fazem sexo com homens

Autores

Palavras-chave:

sexo anal, HSH, HIV/Aids, soroescolha, estilizações corporais, emoções

Resumo

O texto discute gestões de risco para o HIV no sexo anal desprotegido (SAD) realizadas por homens que fazem sexo com homens (HSH). Está embasado na análise de 25 entrevistas com enfoque biográfico com HSH e observação participante na comunidade gay do Recife. Os homens utilizam a soroescolha: SAD com parceiros de mesma sorologia. Além da testagem, são empregados outros indicadores para inferir a condição sorológica negativa. Estilizações corporais, nuançadas pelos vínculos com os parceiros, produzem emoções que medeiam o SAD. Dada a precariedade dos indicadores utilizados, os homens recorrem muito ao teste anti-HIV. Este acontece após a exposição ao risco, como um ritual reparador para o drama do sexo desprotegido, mas sem eficácia preventiva individual.

Biografia do Autor

Luís Felipe Rios, Universidade Federal de Pernambuco

Laboratório de Estudos da Sexualidade Humana, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco.

Amanda Pereira Albuquerque, Laboratório de Estudos da Sexualidade Humana, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Psicologia no Programa de Pós-graduação em Psicologia Cognitiva da UFPE, Pesquisadora associada do Laboratório de Estudos da Sexualdiade Humana.

Warlley Santana, Laboratório de Estudos da Sexualidade Humana, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco, pesquisador associado do Laboratório de Estudos da Sexualdiade Humana.

Amanda França Pereira, Laboratório de Estudos da Sexualidade Humana, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Psicologia pela Univeridade Federal de Pernambuco, pesquisadora associada do Laboratório de Estudos da Sexualdiade Humana.

Downloads

Publicado

2019-08-31

Edição

Seção

Artigos