“Mais Médicos”: Discursos, Corpos, e a Biopolítica do Internacionalismo Médico
Palavras-chave:
Mais Médicos, Internacionalismo médico cubano, Biopolítica, Biopoder, Pós-estruturalismoResumo
A partir de 2013, o programa Mais Médicos trouxe mais de 11.400 médicos cubanos para trabalhar no Brasil. O programa teve como objetivo reduzir a desigualdade no acesso aos cuidados médicos; mas recebeu forte resistência dos profissionais médicos brasileiros. Este artigo emprega Foucault, Butler e outros pensadores pós-modernos para analisar o programa Mais Médicos. Especificamente, argumentamos que o Mais Médicos não levou a uma politização da saúde brasileira, mas que discursos preexistentes foram chamados para apoiar ou contrariar a chegada de médicos cubanos. Essa luta discursiva resultou em uma disputa sobre biopoder na sociedade brasileira. Baseamos nossas alegações em trabalho de campo e entrevistas realizadas com médicos cubanos, médicos brasileiros e políticos brasileiros.Downloads
Publicado
2020-05-06
Edição
Seção
Artigos
Licença
As/os autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. A reprodução des textos publicados em SEXUALIDAD, SALUD Y SOCIEDAD - REVISTA LATINOAMERICANA, mesmo que parcial, em outras publicações deverá indicar a sua primerira publicação nesta revista.
SEXUALIDAD, SALUD Y SOCIEDAD - REVISTA LATINOAMERICANA está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 do tipo atribuição BY.