Presentación: Prevenção de HIV/aids, produção de diferenças e processos de mudança social

Autores/as

Palabras clave:

prevenção de HIV/aids, produção de diferenças, mudança social, vulnerabilidade, interseccionalidade.

Resumen

.

Biografía del autor/a

Regina Facchini, Núcleo de Estudos de Gênero Pagu, Universidade Estadual de Campinas Campinas

Graduada em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1995), mestre em Antropologia Social (2002) e doutora em Ciências Sociais (2008) pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu e professora do Programa de Doutorado em Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, todos na UNICAMP. É coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu (2017-atual), pesquisadora do CNPq (Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 2) e diretora regional sudeste da Associação Brasileira de Antropologia (2017-2018). Foi editora dos Cadernos Pagu (2014-2017), coordenadora do Comitê de Gênero e Sexualidade da Associação Brasileira de Antropologia (2015-2016), coordenadora da Área de Estudos de Gênero do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unicamp (2013-2016) e representante dos editores de Ciências Humanas no Comitê Consultivo SciELO Brasil (2014-2016). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura e política, movimentos sociais, gênero, sexualidade, homossexualidade e interseccionalidades. Atua, ainda, na área de Saúde Coletiva, especialmente nos seguintes temas: aids, sexualidade, gênero, saúde reprodutiva e políticas públicas. Publicou, entre outros, os seguintes livros: Sopa de Letrinhas? Movimento homossexual e produção de identidades coletivas nos anos 90 (Rio de Janeiro: Garamond, 2005); Política, Direitos, Violência e Homossexualidade. Pesquisa 9ª Parada do Orgulho GLBT - São Paulo 2005, em co-autoria com Sérgio Carrara, Silvia Ramos e Júlio Assis Simões (Rio de Janeiro: CEPESC, 2006) e Na trilha do arco-íris: do movimento homossexual ao LGBT, em co-autoria com Júlio Assis Simões (São Paulo: Editora da Fundação Perseu Abramo, 2009).

Thiago Félix Pinheiro, Nepaids - Núcleo de Estudos para Prevenção da Aids; Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2006), Mestrado e Doutorado pelo Programa de pós-graduação em Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP, 2010 e 2015), com estágio doutoral sanduíche no Departamento de Sociomedical Sciences da Mailman School of Public Health da Columbia University (EUA). Atuou como apoio editorial na Revista Estudos de Psicologia (Natal/RN) e como psicólogo nas áreas de Psicologia Social, Psicologia Clínica e Psicologia Hospitalar. Tem experiência com pesquisas na interface Saúde Coletiva, Ciências Humanas e Ciências Sociais, com ênfase nos seguintes temas: gênero e sexualidade, masculinidades e saúde, prevenção de HIV/aids.

Gabriela Junqueira Calazans, Depto de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1993), especialização em Saúde Coletiva pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1995), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutora em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2018).Trabalhou na Unidade de Pesquisa de Vacinas Anti-HIV do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids (CRT-DST/Aids) da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo de 2004 a 2013 e foi professora no Depto. de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo de 2010 a 2015. Atualmente, é pesquisadora do Laboratório de Investigação Médica 39 do Hospital das Clínicas / FMUSP no Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública e Saúde Sexual e Reprodutiva, atuando principalmente nos seguintes temas: prevenção das DST/Aids, promoção da saúde, saúde do adolescente e do jovem, sexualidade, gênero, saúde reprodutiva e saúde LGBT.

Publicado

2018-08-31

Número

Sección

Dossier