A lesbianidade materializada nos corpos (nem tão) femininos

Autores

Palavras-chave:

gênero, sexualidade, corpo, imagem

Resumo

O presente artigo apresenta resultados uma pesquisa cujo tema compreendeu a lesbianidade na Internet. O Tumblr foi selecionado como lugar de análise, mais especificamente páginas de mulheres autoidentificadas como lésbicas ou que por meio dos conteúdos de seus Tumblrs demonstraram interesse no tema da lesbianidade. O material analisado compreendeu imagens retiradas dessas páginas. Neste artigo, o tema principal é o corpo, um dos âmbitos de análise que emergiram da pesquisa. A metodologia compreendeu estudos de imagem, com base em Rosa Fischer (2002), a desconstrução com base em Derrida (2002), e o referencial teórico foi fundamentado em conceitos de Foucault (2008, 2010), Judith Butler (2000, 2004, 2013) e Preciado (2002, 2008). As análises mostraram a sexualidade e o gênero como elementos que possibilitam a materialização da lesbianidade nos corpos das imagens analisadas por meio da ruptura com o regime mulher-feminina-heterossexual.

Biografia do Autor

Daniela Conegatti Batista, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação pela UFRGS, na linha de Arte, Linguagem e Currículo. Mestra pela mesma universidade, na linha de Educação, Sexualidade e Relações de Gênero. Bolsista CAPES.

Jane Felipe de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora associada IV da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora pela mesma universidade (2000), e pós doutora pela Universidad de Barcelona (bolsa CAPES - abril/2009 a fevereiro/2010).

Downloads

Publicado

2019-04-17

Edição

Seção

Artigos