A tormenta perfeita: Ideologia de gênero e articulação de públicos
Palavras-chave:
articulação, conflito, formação de públicos, populismo, transições políticasResumo
Este artigo explora três interpretações do debate sobre ideologia de gênero na Colômbia em fins de 2016: como estratégia política, como recurso retórico e expressivo, e como resistência à mudança nas relações de gênero e sexualidade na sociedade colombiana. Embora as três interpretações expliquem, cada uma à sua maneira, o acontecido, não obstante, são insuficientes. Argumenta-se, então, que o uso da noção “ideologia de gênero” não só facilitou a emergência de novos sujeitos políticos, mas também a revitalização de setores já consolidados politicamente. Neste sentido, a ideologia de gênero possibilitou a articulação de setores sociais dissímeis mediante a estruturação de um sentido coletivo em um momento conjuntural do país, no qual se negociava um novo pacto social.Downloads
Publicado
2017-12-26
Edição
Seção
Dossiês temáticos
Licença
As/os autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. A reprodução des textos publicados em SEXUALIDAD, SALUD Y SOCIEDAD - REVISTA LATINOAMERICANA, mesmo que parcial, em outras publicações deverá indicar a sua primerira publicação nesta revista.
SEXUALIDAD, SALUD Y SOCIEDAD - REVISTA LATINOAMERICANA está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 do tipo atribuição BY.