O corpo como fonte de autoridade na representação política não eleitoral Um estudo sobre a presença de surdos sinalizantes em discussões relacionadas à educação

Autores

  • Regiane Lucas de Oliveira Garcêz Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Representação não eleitoral, Fonte de autoridade, Identidade adscritiva, Educação de surdos, Surdos

Resumo

O trabalho objetiva analisar os processos de representação política não eleitoral que emergem do debate sobre o melhor modelo de escola para pessoas surdas. Investigamos como fontes de autoridade são acionadas por surdos ou pessoas com deficiência, especialmente aquelas relacionadas à presença física (identidades adscritivas) e à autoafirmação das identidades (autoadscrição). As unidades de análise (claims) foram extraídas de três arenas: de um grupo de lideranças surdas do Facebook, de uma audiência pública do Judiciário e da Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Conclui-se que o corpo é uma fonte de autoridade tão importante quanto o discurso, que a língua de sinais revela uma dimensão de intraduzibilidade exposta pela presença e que os aspectos culturais das línguas de sinais promovem rupturas nas dinâmicas convencionais de representação.

Biografia do Autor

Regiane Lucas de Oliveira Garcêz, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Doutora, mestre e jornalista pela mesma universidade. Dedica-se a pesquisas que envolvem, de forma geral, a interface entre mídia, lutas por reconhecimento, representação política, esfera pública, ativismo e movimentos sociais. De maneira mais específica, se interessa pelos processos comunicativos que envolvem a temática das pessoas surdas e com deficiência seja no espaço dos movimentos sociais, das organizações, das redes sociais e das arenas públicas. Possui interesse também em ações e estudos que envolvam a temática da acessibilidade nos meios de comunicação.

Downloads

Publicado

2017-04-29

Edição

Seção

Dossiês temáticos