Performance, gênero, linguagem e alteridade: J. Butler leitora de J. Derrida

Autores/as

  • Carla Rodrigues

Palabras clave:

feminismo, gênero, pós-estruturalismo, teoria queer, Judith Butler

Resumen

Resumo. Este artigo se propõe a uma discussão teórica sobre duas proposições da filósofa Judith Butler: gênero como performance e gênero como paródia. Para isso, recupera o pensamento do filósofo Jacques Derrida e apresenta hipóteses de articulação entre os dois autores, articulações estas que contribuiriam para a compreensão dos argumentos de Butler não “contra” o feminismo, mas como uma problematização dos termos em que as reivindicações emancipatórias da política identitária se instituíram.

Palavras-chave: feminismo; gênero; pós-estruturalismo; teoria queer; Judith Butler

 

Performance, género, lenguage y alteridad: J. Butler leyendo a J. Derrida

Resumen. Este artículo propone una discusión teórica sobre dos proposiciones de Judith Butler: el género como performance y el género como parodia. Para ello, retoma el pensamiento de Jacques Derrida y presenta hipótesis de articulación entre ambos autores, que contribuirían a la comprensión de los argumentos de Butler no como ‘contra’ el feminismo sino como una problematización de los términos en que se han instituido las reivindicaciones emancipatorias de la política identitaria.

Palabras clave: feminismo; género; post estructuralismo; teoría queer; Judith Butler

 

Performance, gender, language and otherness: Butler as reader of Derrida

Abstract. This article discusses two propositions by philosopher Judith Butler: gender as per- formance and gender as parody. A retrieval of the works of philosopher Jacques Derrida sup- ports hypotheses on the dialogue between the two authors, which allow for an understanding of Butler’s arguments not as ‘against’ feminism, but as a challenge to the terms by which the emancipatory claims of identity politics have been formulated.

Keywords: feminism; gender; Post-structuralism; Queer Theory; Judith Butler

Biografía del autor/a

Carla Rodrigues

Doutora e mestre em Filosofia (PUC-Rio), professora (Filosofia/UFF e Comunicação Social/PUC-Rio). Esse artigo é parte do projeto de pesquisa da autora, desenvolvido como bolsista do programa de Pós-Doutorado Junior (PDJ) do CNPq, período 2011/2012, sob supervisão de Fabio Durão (IEL/Unicamp). 

Publicado

2012-03-31

Número

Sección

Artículos