Un pabellón para travestis, gays y sus maridos: fuerzas discursivas en la generación de un acontecimiento carcelario

Autores/as

  • Fernando Seffner Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS
  • Amilton Gustavo da Silva Passos Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS

Palabras clave:

travesti, población carcelaria, victimización, gestión de riesgo, Brasil

Resumen

El Presidio Central de Porto Alegre creó, en 2012, un pabellón destinado a albergar la población carcelaria de travestis, gays y sus maridos. Considerando que la institución carcelaria está históricamente marcada por un fuerte bies heteronormativo y disciplinador, el objetivo de este artículo es analizar algunas de las fuerzas discursivas que se articularon de modo original y productivo para la emergencia de este pabellón. Se exploran, principalmente, dos elementos: el acoplamiento travesti-víctima y la dinámica de gestión del riesgo. El primero refiere al proceso discursivo de producción de la identidad travesti, vinculada invariablemente a la posición de víctima, y cómo tal relación influencia el proceso de (re)humanización de ese sujeto en ocasión de su vida carcelaria. El segundo describe cómo el funcionamiento penitenciario y los principios disciplinarios que rigen la cárcel han producido estrategias institucionales para la instauración del pabellón.

Biografía del autor/a

Fernando Seffner, Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS

Graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS (1981), Licenciatura em História pela UFRGS (1987), Mestrado em Sociologia pela UFRGS (1995) e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação UFRGS (2003), com período de estudos junto ao Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS UERJ). Atualmente é Professor Associado II da Faculdade de Educação da UFRGS, junto ao Departamento de Ensino e Currículo (DEC). É docente e orientador junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) na linha de pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero, com ênfase temática nas pedagogias de construção das masculinidades. É também docente e orientador no Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA. Atua em pesquisas e orientações investigando situações de vulnerabilidade a AIDS; respostas religiosas a AIDS; estado, religião e laicidade; conexões entre direitos humanos e políticas públicas de gênero e sexualidade. No nível de graduação dedica-se a disciplinas que envolvem o ensino de História e pesquisa a construção de aprendizagens significativas nesta área a partir da etnografia de cenas de sala de aula. É líder do Grupo de Estudos em Educação e Relações de Gênero GEERGE PPGEDU UFRGS e membro da equipe do LISTHE Laboratório de Ensino de História e Educação FACED IFCH CAP UFRGS, ambos registrados no DGP CNPQ.

Amilton Gustavo da Silva Passos, Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS

Licenciado em Biologia, Mestre em Educação, Doutorando em Educação, linha de pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero

Publicado

2016-08-17

Número

Sección

Artículos