Educando para a diversidade: desafiando a moral sexual e construindo estratégias de combate à discriminação no cotidiano escolar
Palabras clave:
diversidade sexual, educação, homofobia, formação de professores, psicologia socialResumen
Este artigo traz uma reflexão crítica sobre o projeto de formação “Educando para a Diversidade” realizado pela ONG Nuances, na cidade de Porto Alegre, financiado pelo governo federal no quadro de ações do programa “Brasil sem Homofobia”. Os procedimentos de pesquisa que sustentam este texto foram: observação participante, entrevistas individuais, grupos de reflexão e análise documental. O objetivo foi compreender como se instalam os debates sobre a diversidade sexual no cotidiano escolar. Este trabalho indica que a ruptura com a visibilidade abjeta que é reservada às/aos jovens e professores/as não heterossexuais ou que se desviam da conformidade de gênero e a construção de uma visibilidade ética-cidadã demandam esforço e trabalho contínuo. É a legitimidade da discussão acerca da sexualidade que está em questão. A possibilidade de ampliar o efeito das ações passaria pela criação de um centro de suporte e acompanhamento para as iniciativas das/os educadoras/es que realizaram a formação.
Palavras-chave: diversidade sexual; educação; homofobia; formação de professores; psicologia social
Educando para la diversidad: desafiando la moral sexual y construyendo estrategias de combate a la discriminación en el cotidiano escolar
Resumen. Este artículo ofrece una reflexión crítica sobre el proyecto de capacitación “Educando para la Diversidad” llevado adelante por la ONG Nuances en la ciudad de Porto Alegre, financiado por el gobierno brasileño como parte de las acciones del programa “Brasil sin Homofobia”. Las conclusiones se basan en observación participante, entrevistas, grupos de discusión y análisis documental. El objetivo fue comprender cómo se instalan en el cotidiano de la escuela los debates sobre diversidad sexual. El trabajo indica que romper con una visibilidad abyecta para los estudiantes y/o educadores no heterosexuales, o que se desvían de las normas de género, y construir una visibilidad ético-ciudadana es algo que demanda esfuerzo y trabajo continuos. Lo que está en juego es la legitimidad de la discusión acerca de la sexualidad. Con el propósito de incrementar el impacto de estas acciones sería necesario crear un centro de apoyo y supervisión para los educadores que han recibido la capacitación a través del proyecto.
Palabras clave: diversidad sexual; educación; homofobia; formación docente; psicología social
Educating for Diversity: challenging sexual morality and building strategies to fight discrimination in school everyday life
Abstract. In this article we bring a critical reflection on the training project “Educando para a Diversidade,” conducted by Nuances –a Porto Alegre NGO–, funded by the Brazilian government as part of the actions in the program Brasil sem Homofobia. Findings are based on participative observation, discussion groups, interviews and document analysis. We address debates on sexual diversity work in everyday life at school. Breaking with the abject visibility reserved for non-heterosexual students and teachers or those who deviate from gender standards, as well constructing an ethic citizen visibility is something that requires continuous work and effort. What is at stake is the legitimacy of sexuality as an issue. In order to increase the impact of these actions it would be necessary to create a support and monitoring center for the educators trained by the project.
Keywords: Sexual diversity; education; homophobia; teacher training; social psychology
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