A (im)possível pureza: medicalização e militância na experiência de travestis e transexuais

Autores/as

  • Mario Felipe Lima Carvalho

Palabras clave:

travestis, transexuais, medicalização, militância, purificação.

Resumen

Resumo. Este artigo analisa possibilidades de purificação que visam superar a exclusão simbólica de travestis e transexuais do espectro de inteligibilidade do humano, uma vez que essas pessoas vivem e manifestam socialmente uma ruptura com a matriz heterossexual. A partir de observações etnográficas de encontros do movimento LGBT e específicos de travestis e transexuais no Brasil, assim como de entrevistas com travestis e transexuais que são consideradas como lideranças dentro do movimento, são abordados dois caminhos de purificação da diferença que se mostraram mais relevantes: a medicalização e a politização das identidades “travesti” e “transexual”. Além disso, destaca-se uma possibilidade menor de relativa purificação que passa pelo uso do glamour como meio de superação das adversidades.

Palavras-chave:
travesti; transexual; medicalização; militância; purificação


La (im)posible pureza: medicalización y militancia en las experiencias de travestis y transexuales


Resumen. Este artículo discute estrategias de purificación orientadas a superar la exclusión simbólica de travestis y transexuales del espectro de inteligibilidad de lo humano, al romper con la matriz heterosexual. A partir de la observación etnográfica de encuentros del movimiento LGBT, y en particular, de travestis y transexuales en el Brasil, así como de entrevistas a travestis y transexuales consideradas líderes de ese movimiento, se abordan dos caminos de purificación de la diferencia que se han mostrado como más relevantes: la medicalización y la politización de las identidades "travesti" y "transexual". Se destaca, además, otra posibilidad de purificación relativa, que pasaría por el glamour como medio de superación de las adversidades.

Palabras clave:
travesti; transexual; medicalización; militancia; purificación


The (im)possible purity: medicalization and activism in travesti and transsexual experience

Abstract. This article discusses strategies of purification to overcome the symbolic exclusion of travestis and transsexuals from the spectrum of human intelligibility, as they break hetero-sexual matrix. Based on ethnographic observation conducted at LGBT movement and–particularly–trans movement meetings in Brazil, as well as interviews with self-identified travesti and transsexual activists, two purification paths considered most relevant are analyzed: the medicalization and politicization of “trans” identities. Additionally, a third possibility of relative purification is highlighted: glamour as a way of overcoming adversity.

Keywords: travesti; transsexual; medicalization; activism; purification

Publicado

2011-07-31

Número

Sección

Artículos