O ciclo menstrual no século XXI. Entre o mercado, a ecologia e o poder feminino

Autores

  • Karina Felitti Universidad de Buenos Aires Facultad de Filosofía y Letras Instituto Interdisciplinario de Estudios de Género Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas

Palavras-chave:

menstruação, mercado, ecologia, empoderamento, saúde

Resumo

Este artigo analisa as concepções relativas ao gênero, à sexualidade, à saúde, à espiritualidade/religiosidade, à política, ao meio ambiente e ao empoderamento feminino, presentes no mercado de produtos “alternativos” que atendem e celebram o ciclo menstrual na Argentina contemporânea. Trata-se de um estudo qualitativo baseado na análise de páginas, blogs e perfis do Facebook pertencentes a mulheres que fabricam, comercializam e/ou difundem toalhas de pano e copos de silicone, observação participante em oficinas sobre o ciclo e entrevistas pessoais com suas organizadoras. O estudo visibiliza a emergência e difusão de visões que celebram o ciclo menstrual, considerando-o uma fonte de identidade e empoderamento feminino, e as tensões que se dão com outro enfoques que questionam estas premissas.

Biografia do Autor

Karina Felitti, Universidad de Buenos Aires Facultad de Filosofía y Letras Instituto Interdisciplinario de Estudios de Género Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas

Profesora de Flacso Argentina en el Area de Estudios Latinoamericanos.

Investigadora asistente en el CONICET con sede en el Instituto Interdisciplinario de Estudios de Género, Facultad de Filosofía y Letras, UBA.

Publicado

2016-04-20

Edição

Seção

Artigos