Sobre a Revista

Foco e Escopo

Criada pelo Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ), a revista virtual Sexualidad, Salud y Sociedad tem como missão promover o intercâmbio da produção acadêmica latino-americana e sua divulgação junto a pesquisadores, ativistas e formuladores de políticas públicas. A Revista publica contribuições que, com foco no contexto latino-americano, explorem as dimensões culturais e políticas das sexualidades e tragam discussões relevantes e originais sobre o tema.

São temas principais de interesse de Sexualidad, Salud y Sociedad – Revista Latinoamericana:

a) As práticas e representações sociais sobre sexualidades/erotismo e suas conexões com diversos marcadores sociais de diferença (gênero, classe social, cor/raça, etnia/nacionalidade, etapas da vida/geração, etc.);

b) As políticas públicas, os ordenamentos jurídicos e a ação de diferentes atores da sociedade civil (movimentos sociais, grupos religiosos, ONGs, agências de financiamento, etc.) no processo de instituição dos direitos sexuais e reprodutivos nos âmbitos da saúde, justiça e educação, entre outros.

c) As ciências e os saberes sobre a sexualidade, com ênfase no papel da saúde pública ou coletiva para o desenvolvimento das investigações e de políticas públicas sobre o tema.

A Revista privilegia a perspectiva das ciências humanas e sociais, recebendo trabalhos em três idiomas (português, espanhol e inglês).

Tendo como horizonte os temas de interesse da revista, os materiais submetidos poderão ser publicados nas seguintes seções: Artigos, Dossiês Temáticos, Ensaios Bibliográficos, Discursos, Debates, Entrevistas, Resenhas e Acervo. As orientações específicas a cada seção podem ser consultadas na aba “Envio de artigos”.  

Todos os artigos publicados recebem número de DOI (Identificador de Objeto Digital)

Fontes de Indexação

  • SciELO Brasil - Scientific Electronic Library Online
  • LATINDEX - Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
  • DOAJ - Directory of Open Access Journals
  • REDALYC - Red de Revistas Científicas de América Latina y El Caribe, España y Portugal.

Ficha Bibliográfica

Título do periódico: Sexualidad, Salud y Sociedad (Rio de Janeiro)

Título abreviado: Sex., Salud Soc. (Rio J.)

Publicação de:  Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ)

Periodicidade: Anual

Modalidade de publicação: Publicação Contínua

Ano de criação do periódico: 2009

Websites e Mídias Sociais

Cobrança de Taxas

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o objetivo de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público.

Não há taxa para submissão, avaliação e publicação de materiais.

 

Preprints

São aceitos para publicação manuscritos depositados previamente em servidores de preprints reconhecidos como SciELO Preprints, ScoArXiv, HAL, Zenodo e repositórios de universidades (exemplo: repositório da UnB).

A submissão prévia em repositórios de preprint deverá ser informada no formulário de conformidade com a ciência aberta. Os manuscritos em preprint serão avaliados por pares e seguirão as demais etapas previstas para os manuscritos inéditos (ver abaixo Processo de Avaliação por Pares).

Processo de Avaliação por Pares

Alinhada a boas práticas de ciência aberta, Sexualidad, Salud y Sociedad – Revista Latinoamericana permite que as pessoas autoras dos materiais submetidos à revista indiquem o regime de avaliação a que desejam submeter seus trabalhos.

  • Avaliação duplo-cego
  • Avaliação informada

No caso da avaliação informada, às pessoas autoras e pareceristas será dada a opção de dialogarem diretamente com a possibilidade de publicação dos pareceres.

O nome das/os editoras/es responsáveis pela publicação do artigo serão incluídos nos artigos publicados.

O preenchimento e envio do “Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta” é etapa obrigatória do processo de submissão de materiais nas seções Artigos, Dossiês e Ensaios Bibliográficos.

Acesse aqui o documento

Dados Abertos

Sexualidad, Salud y Sociedad – Revista Latinoamericana incentiva a publicação de dados e informações adicionais subjacentes às análises e pesquisas apresentadas (conjuntos de dados de análise, scripts de análise estatística, roteiros de entrevistas, dentre outros). Orientamos as pessoas autoras a depositarem tais informações em repositórios de dados confiáveis – como o SciELO Data, Zenodo, Figshare e OSF, por exemplo. Materiais adicionais, caso disponibilizados, devem estar devidamente citados, referenciados e declarados no texto submetido para avaliação na revista. A disponibilidade dos dados que subsidiam a análise apresentada deverá ser informada no “Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta”. 

Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade

Sexualidade Saúde e Sociedade vem buscando alinhar-se ao regime de ciência aberta com IDEIA (Impacto, Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade) em diferentes níveis: étnico-raciais, gênero, sexualidade e origem regional. Atualmente, sua Editoria Executiva (composta por 14 pessoas), composta 57% de mulheres; 70%, de pessoas LGBTQIA+; 30%, de pessoas não-brancas (pardos e pretos). Além disso, incorpora dispositivos visando monitorar e promover tal regime junto às autorias dos diferentes textos que publica e de seu corpo de pareceristas ad-hoc. 

Direitos Autorais 

Ao enviar os trabalhos para sua avaliação, as pessoas autoras assumem que os textos, assim como ilustrações, tabelas, referências bibliográficas etc. são de sua inteira responsabilidade e expressam suas opiniões, e não necessariamente as da Revista.

Através apenas do envio, as pessoas autoras estão autorizando a Editoria a sua eventual publicação, e cedendo seus direitos para tal fim.

Pessoas autoras de artigos publicados por Sexualidade, Saúde e Sociedade mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os segundo a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0, o que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. As pessoas autoras concedem à revista o direito de primeira publicação.

Propriedade Intelectual e Termos de uso

Todo o conteúdo da revista e os artigos publicados por Sexualidade, Saúde e Sociedade, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.