A Duração e o Nada: Para uma Meontologia do Tempo em Bachelard à luz do bergsonismo

Autores

  • Fernando da Silva Machado UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

DOI:

https://doi.org/10.12957/ek.2022.62000

Palavras-chave:

Bachelard, Bergson, Nada, Duração, Tempo.

Resumo

Objetivamos esmiuçar o profícuo diálogo filosófico que há entre o pensamento de Gaston Bachelard (1884-1962) e Henri Bergson (1859-1941) no que concerne a questão do Nada e sua afinidade com o conceito de Duração. De início, exporemos a tese basilar bergsoniana sobre o Nada enquanto um ser-mais que aparece no último capítulo de sua obra A evolução criadora (1907), bem como sua conexão com o conceito de Duração contínua, marco teórico que perpassa todo seu pensamento. Logo em seguida, retrataremos de igual forma as teses bachelardianas sobre a Duração e o Nada, ambas apresentadas em A dialética da duração (1936), se atentando para o fato de que se trata aí de uma releitura crítica do pensamento meontológico-temporal bergsoniano, onde o próprio Bachelard se utiliza de determinadas categorias determinantes no próprio bergosonismo, como por exemplo, de descontinuidade e multiplicidade temporal, porém, com uma nova roupagem. Por fim, analisaremos de que modo e em que condições uma alternância fenomenológico-temporal do Ser e do Nada, segundo a acepção de Bachelard, permite a renovação de nossa intuição e conhecimento a respeito do Tempo.

Biografia do Autor

Fernando da Silva Machado, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Bacharel em Música pela Universidade Federal de Goiás (EMAC-UFG) e em Filosofia pela Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás (FAFIL-UFG); Mestre em Filosofia pela Fafuldade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás (FAFIL-UFG).

Downloads

Publicado

2022-07-19

Como Citar

Machado, F. da S. (2022). A Duração e o Nada: Para uma Meontologia do Tempo em Bachelard à luz do bergsonismo. Ekstasis: Revista De Hermenêutica E Fenomenologia, 11(1), 307–331. https://doi.org/10.12957/ek.2022.62000