Poesia, Instante Vertical e Solidão na Fenomenologia Poética de Gaston Bachelard

Autores/as

  • Fernando da Silva Machado UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

DOI:

https://doi.org/10.12957/ek.2016.22800

Resumen

O presente artigo ambiciona discutir dois conceitos importantes presentes na última fase da filosofia poética de Gaston Bachelard, onde o pensador adotou o método fenomenológico das imagens poéticas, são eles: solidão e instante vertical. Logo em seguida, demonstraremos de que modo esses dois conceitos que são, diga-se de passagem, um tanto quanto curiosos, se conectam e, em certa medida, autorizam o pensador a definir precisamente o que é essa poesia produzida pelo artista, bem como, o impacto de uma obra poética na vida daqueles leitores que intimamente foram sensibilizados pelo acontecimento criador e revelador de mundos que é a poesia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernando da Silva Machado, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Bachelard em Música pela Universidade Federal de Goiás (EMAC-UFG); Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (FAFIL-UFG).

Publicado

2016-08-09

Cómo citar

MACHADO, Fernando da Silva. Poesia, Instante Vertical e Solidão na Fenomenologia Poética de Gaston Bachelard. Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 72–84, 2016. DOI: 10.12957/ek.2016.22800. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/Ekstasis/article/view/22800. Acesso em: 2 may. 2025.