Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

A Revista Ekstasis aceita artigos originais e inéditos e resenhas bibliográficas nos seguintes idiomas: português, inglês, espanhol, francês, alemão e italiano. Além de traduções para o português de textos e artigos relevantes.

As submissões para os números de temática livre serão recebidas em fluxo contínuo e eventualmente publicadas, após avaliação dos pareceristas e editores, no primeiro número de cada ano. Submissões para os volumes temáticos devem obedecer os prazos estipulados pelas chamadas de trabalhos específicas divulgadas com antecedência. Para tais números, serão examinados apenas os artigos que abordem o tema selecionado para o número em pauta e anunciado nos volumes precedentes e nas chamadas de trabalhos.

Salvo em casos excepcionais, os artigos deverão possuir de 10 a 50 páginas, incluindo referências bibliográficas e notas. 

Visando a qualidade dos trabalhos publicados e a otimização do processo editorial, passa a ser requisito para submissão de artigos que o autor seja mestrando, mestre, doutorando ou doutor em filosofia e/ou em áreas afins desde que tenha uma pesquisa vinculada ao tema da revista. Determina-se ainda um máximo de 2 (dois) autores por artigo, ambos respeitando o requisito de titulação indicado acima.

Em função da parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a ORCID (Open Researcher and Contributor iD) visando a integração, por meio de um sistema colaborativo com interface internacional, das informações brasileiras de pesquisa, os autores precisam obrigatoriamente possuir o identificador digital único registrado na plataforma https://orcid.org/Alertamos para que, no momento do cadastro, observe-se a necessidade de informar a URL inteira, não somente o número do registro.

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

 

ARTIGOS

Os artigos deverão obrigatoriamente respeitar as seguintes normas:

O arquivo deve ser enviado em formato .doc ou compatível

1. Conter (a) o título e resumo do texto em português e em inglês. O resumo deverá conter entre 50 e 250 palavras; (b) uma relação de três a seis palavras-chave, para efeito de indexação bibliográfica também em português e inglês.

2. As referências a autores ou textos no corpo do texto do artigo devem observar o seguinte esquema : (SOBRENOME DE AUTOR, data) ou (SOBRENOME DE AUTOR, data, página). Ex.: (DESCARTES, 1979) ou (DESCARTES, 1979, p. 64). Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano serão identificados por uma letra após a data. Ex.: (PLATÃO, 1989a), (PLATÃO, 1989b).

3. As notas de rodapé deverão ser de natureza substantiva, limitadas ao mínimo indispensável e indicadas por algarismos arábicos em ordem crescente.

4. Todas as referências utilizadas deverão ser apresentadas no final do artigo, listadas em ordem alfabética, obedecendo às seguintes normas (conforme ABNT NBR 6023):

Livro: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título em itálico: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, data de publicação;

Coletânea: SOBRENOME, Nome (abreviado).Título do ensaio. In: SOBRENOME, Nome (abreviado) do(s) organizador(es).Título da coletânea em itálico: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, data de publicação

Artigo em periódico: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título do artigo. Nome do periódico em itálico, local da publicação, volume e número do periódico, intervalo de páginas do artigo, período da publicação.

Dissertações e teses: SOBRENOME, Nome (abreviado). ano. título em itálico. Local. número total de páginas. Grau acadêmico e área de estudos [Dissertação (mestrado) ou Tese (doutorado)]. Instituição em que foi apresentada. 

Internet (documentos eletrônicos): SOBRENOME, Nome (abreviado). (ano). título em itálico, [Online]. Deve-se registrar o endereço eletrônico, precedido da expressão Disponível em:, e a data de acesso, precedida da expressão Acesso em:. 

Citações com até 3 linhas devem estar dentro do texto entre aspas duplas, Citações com mais de 3 linhas devem estar com recuo de 4 cm da margem esquerda em fonte tamanho 10, espaçamento simples.

 

RESENHAS

- 4 a 20 páginas (incluindo referências bibliográficas e notas)
 
- Livros nacionais com até três anos de publicação;
 
- Livros internacionais com até seis anos de publicação.
 
 

TRADUÇÕES

- Devem vir acompanhados de seus originais e de autorização de publicação do autor e/ou da editora.
 
 

Boas práticas editoriais 

 A Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia indica aos seus editores, autores e avaliadores a conhecer e seguir as orientações do COPE (Committee on Publication Ethics) tendo em vista o compromisso com os procedimentos éticos de publicação, desde a submissão até a publicação dos textos. Procedimentos que orientam o presente periódico. 

 A Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de democratização do conhecimento, disponibilizando gratuitamente o conhecimento científico ao público, bem como isenta de qualquer taxa monetária, valor ou encargo àqueles que submetem seus trabalhos à revista. A revista usa o Open Journal Systems (OJS 2.4.8.3), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.

Os autores que publicam na A Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho, permitindo compartilhamento e adaptação, mesmo para fins comerciais, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Os autores podem assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na A Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. 

Os autores podem submeter seus documentos a páginas pessoais ou portais institucionais, após sua publicação neste periódico (sempre oferecendo a referência bibliográfica do item).

Os autores consentem que seus artigos podem ser incorporados A Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros).

As resenhas, os artigos e traduções publicados na A Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Em caso de identificação pela equipe editorial de condutas impróprias (plágio, manipulação de citação, falsificação de dados etc) em algum artigo publicado em sua revista, serão seguidas as diretrizes do COPE no tratamento dessas acusações.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor". 

  2. O texto possui título, resumo e palavras-chave em português e inglês. No caso do artigo estar redigido em outro idioma deverá apresentar título, resumo e palavras-chave no idioma de origem e em inglês.

  3. Se corresponde a seguinte formatação geral dos textos:

    a. Word, fonte Times New Roman (12);

    b. Espaçamento entre linhas de 1,5;

    c. Formato A4;

    d. Margens 2,5cm;

    e. Emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); 

    f. Quando houver, as figuras e tabelas estão inseridas no texto e não no final do documento como anexos.

  4. URLs para as referências informadas, quando necessário.

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista, apresentando as referências completas ao final do arquivo.

  6. O(a) autor(a) é mestrando(a), mestre(a), doutorando(a) ou doutor(a) em filosofia e/ou em outra área afim, e desenvolve pesquisa sobre temas relevantes para investigações que se orientam a partir do referencial hermenêutico e/ou fenomenológico.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista (seja por e-mail ou pela plataforma) serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.