Avaliação da aprendizagem de conceitos de cinemática e dinâmica através da produção de histórias em quadrinhos

Authors

  • Artur Batista Vilar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-3909-5065
  • Felipe de Carvalho Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz
  • Bruno Bernardo Rinaldi Colégio Pedro II - Campus Engenho Novo II

DOI:

https://doi.org/10.12957/impacto.2022.67496

Keywords:

Histórias em quadrinhos, Avaliação da aprendizagem, Ensino de física, CienciArte.

Abstract

Buscamos, com este artigo, analisar a possibilidade de utilização de histórias em quadrinhos (HQs) e tirinhas no processo de avaliação da aprendizagem de conceitos de física, com destaque para os tópicos de cinemática e dinâmica do ensino médio. Almejamos, ainda, contribuir para um processo de ensino-aprendizagem em física que valorize a integração entre a ciência e a arte e que seja mais lúdico, motivador e conectado às experiências cotidianas dos estudantes da educação básica. Para tal, nos baseamos em trabalhos e publicações sobre a utilização de HQs no ensino de Ciências e em uma intervenção pedagógica em que os estudantes de turmas do ensino médio técnico integrado de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia foram estimulados a produzir tirinhas e quadrinhos autorais com temáticas inspiradas nos conteúdos abordados durante as aulas de física realizadas em um formato remoto, decorrente do cenário estabelecido pela pandemia de Covid-19. Pretendemos demonstrar que essas ferramentas podem ser aplicadas em quaisquer outras temáticas da física e analisamos, por fim, a contribuição da inserção do campo da CienciArte no processo de avaliação da aprendizagem dos estudantes, assim como da prática docente aplicada.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ASSUNÇÃO, T. V.; NASCIMENTO, R. R. Avaliação do interesse dos estudantes em relação a atividade experimental e ao conteúdo científico no ensino de física. Caderno de física da UEFS, v.15, p. 2301.1-9, 2017.

BRAGA JUNIOR, A. X.; VALENTIM, M. X. G. O ensino de física a partir dos quadrinhos do Homem Aranha. REVISTA INTERSABERES, v. 15, n. 36, p. 720-736, 10 nov. 2020.

CAVALCANTE, W. O.; NOVAIS, A. L. F.; FERREIRA, F. C. L. Abordagem lúdica das questões de física: história em quadrinhos sobre cinemática. Scientia Plena, v. 15, p. 1-7, 2019.

CHICORA, T.; CAMARGO, S. As histórias em quadrinhos no Ensino de Física: uma análise das produções acadêmicas. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017.

DE CARVALHO, Anna Maria Pessoa. ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: As Pesquisas que desenvolvemos no LaPEF. Experiências em Ensino de Ciências, v. 16, n. 3, p. 1-19, 2021.

FEITOSA, S. S.; ARAÚJO, K. M. G.; SILVA, M. S.; NOBRE, F. A. S. Uma sequência didática utilizando a literatura de cordel e a arte das histórias em quadrinhos para inserção de tópicos de Física Quântica no Ensino Médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 37, n. 2, p. 662-694, 2020.

GONZAGA, L. A.; MACETI, H. ; LAUTENSCHLEGUER, I. J.; LEVADA, C. L. A física dos super-heróis de quadrinhos (HQ). Caderno de Física da UEFS, Feira de Santana, v. 12, n. 1, p. 07-30, 2014.

MOREIRA, M. A. Desafios no ensino da física. Revista Brasileira de Ensino de Física, 43, suppl. 1, 2021.

PEREIRA, H. L.; JUNIOR, A. P.; LOPES, S. M. M. C. O uso de quadrinhos como ferramenta motivacional para o ensino de Física no ensino médio. Amazônica-Revista de Psicopedagogia, Psicologia escolar e Educação, vol. 23, n. 2, p. 417–445, 2019.

PHET Interactive Simulations. Forças e Movimento: Noções Básicas, 2022. Disponível em: < https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/forces-and-motion-basics>. Acesso em: 24, maio 2022.

RIBEIRO, M. H.; ARGOLLO FERRÃO, A. M. de. O uso de HQs como ferramenta motivacional para o ensino de astronomia. Labor e Engenho, Campinas, SP, v. 14, p. e020012, 2020.

SANTOS, V. J. R.M.; GARCIA, R. N. Historinhas em quadrinhos: Um breve histórico, conceitos e utilização no ensino das ciências da natureza. Br.J.Ed., Tech. Soc., v.12, n.2, Abr.-Jun., p.90-100, 2019.

SOUZA, E. O. R.; VIANNA, D. M. Usando física em quadrinhos para discutir a diferença entre inversão e reversão da imagem em um espelho plano. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 31, n. 3, p. 601-613, 2014.

SOUZA, E. O. R. Física em Quadrinhos: uma metodologia de utilização de quadrinhos para o Ensino de Física. 2018. Tese de Doutorado.

TESTONI, L. A. Histórias em quadrinhos nos livros didáticos de Física: uma proposta de categorização. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 12., 2010. Águas de Lindoia. Atas do XII EPEF. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2010. 11p.

VIGOTSKY, L.S. A Formação Social da Mente. São Paulo, Martins Fontes, 1984.

Published

2022-08-30

How to Cite

VILAR, Artur Batista; PEREIRA, Felipe de Carvalho; RINALDI, Bruno Bernardo. Avaliação da aprendizagem de conceitos de cinemática e dinâmica através da produção de histórias em quadrinhos. Impacto: Pesquisa em Ensino de Ciências, Rio de Janeiro, n. 1, p. e67496, 2022. DOI: 10.12957/impacto.2022.67496. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/impacto/article/view/67496. Acesso em: 13 may. 2025.