Física Computacional no Ensino Médio: uma abordagem lúdica baseada em jogos
DOI:
https://doi.org/10.12957/impacto.2025.91241Resumo
Este artigo apresenta uma proposta didática baseada no uso da ludicidade como estratégia para o ensino da história da Física Computacional, em consonância com os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que orienta a integração de dimensões históricas, sociais e tecnológicas ao ensino de Ciências. Busca-se romper com práticas pedagógicas tradicionais, muitas vezes centradas exclusivamente em fórmulas e cálculos, por meio de um jogo desenvolvido na plataforma Genially, que aborda desde o surgimento do ENIAC e do método de Monte Carlo, na década de 1940, até avanços como a Teoria do Funcional da Densidade (DFT) e simulações de dinâmica molecular. A dinâmica do jogo contempla elementos como tabuleiro, cartas temáticas e eventos simulados, como o “Caos de Lorenz” (revés) e a “Paralelização Bem-Sucedida” (sorte), estimulando o trabalho em equipe, a revisão conceitual e a compreensão da ciência como processo coletivo. Propõe-se a sua aplicação em três etapas: contextualização histórica (50 min), realização do jogo (50 min) e debate avaliativo (50 min), culminando na produção de um texto dissertativo como atividade final. A proposta fundamenta-se em análises de diversos autores, que evidenciam como os jogos educativos contribuem para o aumento do envolvimento e do desempenho estudantil, favorecendo abordagens interdisciplinares e contribuindo para uma compreensão da ciência como um empreendimento dinâmico e contextualizado.
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Copyright (c) 2025 Michel Xisto Silva Silveira, Rian de Souza Facundo, Frederico A. O. Cruz

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