O estado do conhecimento acerca do uso de webquest para o Ensino de Ciências em turmas do programa correção de fluxo
DOI:
https://doi.org/10.12957/impacto.2025.88089Palavras-chave:
Webquest. Programa Correção de Fluxo. Ensino de Ciências. Ensino Fundamental II. Estado do Conhecimento.Resumo
Este artigo trata-se de um levantamento bibliográfico do tipo estado do conhecimento, envolvendo os temas webquest, como instrumento pedagógico para o ensino de ciências em turmas que estão no programa de correção de fluxo (PCF). A finalidade foi mapear as discussões teórico-reflexivas dos aspectos a serem considerados na construção deste conhecimento. Com a utilização da ferramenta BUSCAd fez-se uma investigação e levantamento em plataformas online, a saber: Banco de Teses e Dissertações (BTD), Periódicos Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A produção científica identificada foi apreciada à luz do objetivo principal de uma pesquisa de doutorado que investigou como a utilização de uma webquest (WQ) pode melhorar o processo de aprendizagem de ensino de ciências numa turma do ensino fundamental II inscrita no PCF. Notou-se uma escassez de trabalhos sobre a ótica desejada. Entretanto esse movimento de busca, forneceu subsídios teóricos significativos e motivação para a continuidade da pesquisa, pois propiciou a identificação de uma lacuna além do contato com os mais variados estudos, a avaliação dos entendimentos e concepções à luz do referencial teórico disponibilizado nos achados pelo BUSCAd.
Palavras- chave: Webquest, Programa Correção de Fluxo, Ensino de Ciências, Ensino Fundamental II, Estado do Conhecimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 JÚLIA APARECIDA CARNEIRO, LUCILENE APARECIDA E LIMA DO NASCIMENTO, GISELLE RÔÇAS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Impacto: Pesquisa em Ensino de Ciências pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Impacto.