O uso do Scratch como ferramenta tecnológica para o Ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.12957/impacto.2025.86672Palavras-chave:
Robótica Educacional, Museu Ciência e Vida, Divulgação CientíficaResumo
A robótica educacional tem grande potencial no aprendizado dos alunos em diferentes áreas do conhecimento, como no STEAM. Entretanto, os ambientes escolares não conseguem acompanhar os avanços tecnológicos que vão desde a interação com os alunos à alfabetização tecnológica dos professores. Com o objetivo de destacar a conservação do boto-cinza na Baía de Guanabara (BG), foi elaborada uma oficina (As aventuras de Roboto, o boto robô) para professores e licenciandos associando com o uso de tecnologias. A atividade foi realizada de forma on-line e estruturada em duas partes: teórica e prática. A interação dos participantes ocorreu por meio de formulários via Google forms com perguntas referentes ao tema. Os dados desses formulários foram analisados de acordo com a análise de conteúdo, proposto por Bardin (1977), e por Chagas (2000). Nas respostas observamos que recursos tecnológicos é tudo que pode ser criado, seja com auxílio de sinais eletrônicos ou por manuseio humano; e que robótica seria tudo que apresentasse sinais eletrônicos; sendo uma nova ferramenta que pode ser usada em sala de aula. Ainda há a necessidade de oferecer mais informações sobre novas estratégias de ensino, como cursos que os aproximem da tecnologia. Isto evidencia a importância das oficinas, disponibilizadas em centros informais, como os museus e centros de ciências, alcançando diferentes lugares e pessoas, e ampliando a formação docente de cada um.
PALAVRAS-CHAVE: Robótica Educacional. Museu Ciência e Vida. Divulgação Científica.
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- 2025-05-01 (2)
- 2025-04-30 (1)
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