O uso do Scratch como ferramenta tecnológica para o Ensino de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/impacto.2025.86672

Palavras-chave:

Robótica Educacional, Museu Ciência e Vida, Divulgação Científica

Resumo

A robótica educacional tem grande potencial no aprendizado dos alunos em diferentes áreas do conhecimento, como no STEAM. Entretanto, os ambientes escolares não conseguem acompanhar os avanços tecnológicos que vão desde a interação com os alunos à alfabetização tecnológica dos professores. Com o objetivo de destacar a conservação do boto-cinza na Baía de Guanabara (BG), foi elaborada uma oficina (As aventuras de Roboto, o boto robô) para professores e licenciandos associando com o uso de tecnologias.  A atividade foi realizada de forma on-line e estruturada em duas partes: teórica e  prática. A interação dos participantes ocorreu por meio de formulários via Google forms  com perguntas referentes ao tema.  Os dados desses formulários foram analisados de acordo com a análise de conteúdo, proposto por Bardin (1977), e  por Chagas (2000). Nas respostas  observamos que recursos tecnológicos é tudo que pode ser criado, seja com auxílio de sinais eletrônicos ou por manuseio humano; e que robótica seria tudo que apresentasse sinais eletrônicos; sendo uma nova ferramenta que pode ser usada em sala de aula. Ainda há a necessidade de oferecer mais informações sobre novas estratégias de ensino, como cursos que os aproximem da tecnologia. Isto evidencia a importância das oficinas, disponibilizadas em centros informais, como os museus e centros de ciências, alcançando diferentes lugares e pessoas, e ampliando a formação docente de cada um.

PALAVRAS-CHAVE: Robótica Educacional. Museu Ciência e Vida. Divulgação Científica.

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Publicado

2025-04-30 — Atualizado em 2025-05-01

Versões

Como Citar

Muniz, A. K., Aline Martins , A. M., & Pinto, S. (2025). O uso do Scratch como ferramenta tecnológica para o Ensino de Ciências. Impacto: Pesquisa Em Ensino De Ciências, (4). https://doi.org/10.12957/impacto.2025.86672 (Original work published 30º de abril de 2025)

Edição

Seção

Artigos