As mulheres nos cursos de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/impacto.2025.85414

Resumo

O trabalho aborda a questão da pouca presença de mulheres entre os diplomados pelos cursos de Licenciatura em Física vinculados ao Instituto de Física (IF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na modalidade de Educação à Distância (EaD) e do curso presencial noturno, nos anos de 2003 à 2023. Objetiva-se no estudo apresentar a proporção e o quantitativo de mulheres e homens egressos da Licenciatura em Física no IF/UFRJ. Complementam-se os dados com uma entrevista feita com os coordenadores dos cursos citados para identificação da percepção dos participantes sobre a questão das mulheres na Física, bem como se dentro dos cursos estudados existem ações institucionalizadas via coordenação para o incentivo ao ingresso e permanência das mulheres na Licenciatura em Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com o uso de análise documental sobre os dados das Atas de Colação de Grau da secretaria do IF/UFRJ e análise da entrevista. Os dados indicam que no curso presencial e em EaD, 16,2% e 20,4% do total de diplomados, respectivamente, são mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Martins Santos, Universidade Federal do Acre Universidade Federal do Rio de Janeiro

Atualmente é professora da Universidade Federal do Acre (UFAC) na área de física geral e lotada no Centro de Ciências Biológicas e da Natureza (CCBN). É discente do Programa Institucional de Pós-Doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PIPD-UFRJ) junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física na orientação da Professora Deise Miranda Vianna. Possui Pós-Doutorado (2016) e Doutorado (2015) em Física Nuclear Teórica, no Instituto de Física, na Universidade Federal Fluminense (I.F.U.F.F.), Mestrado (2011) em Engenharia nuclear pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e graduação em Licenciatura em Física (2008) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É docente permanente credenciada no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) - Polo 59 e no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM), ambos da UFAC. Coordena o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Física ABI (Área Básica de Ingresso) da UFAC. Já coordenou importantes programas relacionados à formação inicial e continuada de professores de física: três edições do PIBID de Física (2017-2018; 2018-2020; 2020-2022), e dois mandatos do MNPEF/Polo 59 (2018-2020; 2020-2022), atuando também como membro do Conselho do MNPEF (2022). Compõem o corpo editorial da revista A Física na Escola (FnE), como Editora Adjunta. Desenvolve projetos de pesquisa, ensino e de extensão na área de ensino de física ou ciências, relacionados diretamente aos temas: jogos didáticos, ensino para estudantes com deficiência visual e mulheres nas ciências; bem como a formação inicial e continuada de professores de física ou ciências.

Deise Miranda Vianna, Universidade Federal do Rio de Janeiro

possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). Fez estágio de Pós- Doutorado na Universidade Santiago de Compostela - Espanha (2002). Atualmente é professora aposentada Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora e orientadora do programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto de Física da UFRJ, professora e orientadora do programa de Pós-Graduação em ensino de Biociências e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz. Foi Secretaria de Ensino da Sociedade Brasileira de Física (2003-2007) e membro do Conselho (2007-2009), membro da Comissão de Pesquisa em Ensino de Física (2010-2014), membro da Comissão de Ensino (2015-2017 )Pró-Reitora de Pós Graduação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - SBF) (2013-2016), membro do Conselho do Mestrado Profissional em Ensino de Física - MNPEF-PROFIS (2016- ). Presidiu o Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro (1995-1998). Foi Presidente do Conselho das Conferências Interamericanas de Ensino de Física (2006-2009), continuando como Membro representante. Participou como colaboradora na coordenação junto ao PIBID/CAPES Instituto de Física - UFRJ e atualmente da Residência Pedagógica(2023 - ). Tem experiência na área de Ensino de Ciências (Física), com ênfase em Educação Permanente, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, ensino de ciências, formação de professor, informática educativa e CTS.

Downloads

Publicado

2025-05-29

Como Citar

SANTOS, Bianca Martins; BOTELHO, Milena Cabral; SANTOS , Vitor Hora dos; MIRANDA VIANNA, Deise. As mulheres nos cursos de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Impacto: Pesquisa em Ensino de Ciências, Rio de Janeiro, n. 4, 2025. DOI: 10.12957/impacto.2025.85414. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/impacto/article/view/85414. Acesso em: 2 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos