Recursos Educacionais Abertos: uma revisão sistemática dos artigos no portal da Capes com um olhar especial para o Ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.12957/impacto.2024.84463Resumo
Neste trabalho buscamos analisar de forma sistemática as publicações sobre Recursos Educacionais Abertos (REA) presentes na Plataforma Periódicos CAPES, a fim de conhecermos as principais perspectivas de uso e/ou produção desses recursos na Educação de forma geral e mais especificamente no Ensino de Ciências. A seleção dos artigos de interesse se deu pela menção do termo REA nos títulos ou nos resumos. A partir desses elementos textuais procedemos à análise das ocorrências de palavras nos títulos e, a partir da análise categorial temática, os sentidos com que essas palavras estavam associadas aos REA. Usamos nessa análise o software Voyant Tools, disponível de forma gratuita na rede de internet. Nossos resultados mostram que o nível de produção de REA ainda é bem menor que os levantamentos bibliográficos realizados em torno do tema. Em sua maioria, os REA produzidos pertencem à área da saúde, em especial à enfermagem, e ao ensino de história. Somente três artigos entre os 95 selecionados se relacionavam ao Ensino de Ciências e desses somente três tratavam da produção de algum recurso. Esse cenário permite inferir que os REA ainda não foram identificados pelos profissionais do Ensino de Ciências como uma possibilidade potencializadora de conteúdos, principalmente numa situação de ausência de laboratórios que caracteriza muitas escolas da Educação Básica. Motivados por essa ausência de recursos, apresentamos a produção de um REA, desenvolvido por uma das autoras, e que servirá como um piloto para as futuras etapas do projeto, que preveem a produção de REA específicos para o Ensino de Ciências.
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