Proposta de uma Sequência Didática da Atividade Laboratorial da Queda Livre de um Corpo para Estudantes do Ensino à Distância.
DOI:
https://doi.org/10.12957/impacto.2024.82254Palavras-chave:
Ensino à distância. , Queda livre., Atividade experimental., Vídeos. , SimulaçõesResumo
Nos cursos de graduação relacionados com temas de ciências da natureza, como física, química e biologia, as atividades experimentais desempenham um papel essencial na compreensão dos diversos fenómenos apresentados ao longo das disciplinas. Essas atividades são componentes fundamentais presentes nas grades curriculares. Nos cursos ministrados na modalidade de ensino à distância, essas práticas ocorrem num ambiente inicialmente pouco conhecido pelos estudantes, conduzidas geralmente por tutores em horários pré-determinados. Em muitos casos, há limitações que impedem a repetição da atividade, dificultando uma compreensão mais aprofundada do conteúdo abordado. Dentro dessa perspetiva, uma vez que, nos cursos de ensino à distância, as atividades laboratoriais devem ser realizadas presencialmente, torna-se crucial pensar em propostas que preparem os estudantes para essas atividades, utilizando recursos complementares. Neste artigo, propomos uma sequência didática para a atividade experimental de queda livre de um corpo, que incorpora vídeos e simulações. Essa abordagem visa contribuir de maneira eficaz para a construção do conhecimento do estudante, capacitando-o melhor para a realização da atividade prática.
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