Escrita Narrativa, contação de histórias e Educação Científica
no conversatório com Professor Ângelo Machado
DOI:
https://doi.org/10.12957/impacto.2024.81232Palavras-chave:
Ângelo Machado, Guimarães Rosa, narrativa, entrevista.Resumo
O texto apresenta, de forma narrativa, um nível de transcrição da entrevista realizada em 2007 com o cientista, ambientalista e escritor mineiro Ângelo Machado. O contexto da construção da narrativa foi a pesquisa sobre as práticas discursivas de integrantes do “Grupo Contadores de Estórias Miguilim”. Esse grupo é composto de jovens adolescentes entre as idades de 13 a 18 anos, formados pela Associação de Amigos do Museu Casa Guimarães Rosa. A pesquisa envolveu relacionar os temas de natureza e transformação tanto no contexto da obra rosiana, quanto no livro O tesouro do quilombo. O texto narrativo parte da escuta da gravação e apresenta excertos de fala dos interlocutores. O escritor relata o contexto de produção de algumas de suas obras, o prazer pela escrita e pela leitura, e dialoga com a pesquisadora sobre sua prática de escrita que entrelaça o conhecimento científico e a construção dos enredos de seus livros infantis.
Referências
GATTI, Bernadete. A construção metodológica da pesquisa em educação: desafios. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação. V.28(1), p.13-34. 2012. Disponível em https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/36066/23315. Acessado em 20 de dez. 2023.
HIGASHI, Arlete Machado Fernandes. Ciência e literatura em textos infantis de Ângelo Machado. Dissertação de Mestrado. IFCL. USP. 2010.disponível emhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-31012011-104437/en.php . Acessado em 20 de dez. 2023.
LOPES, Gilmara Célia Lana Rodarte e NASCIMENTO, Silvania Sousa Do. Educação científica, veredas a novela Buriti (Noites do Sertão, Guimarães Rosa). Atas do http://fep.if.usp.br/~profis/arquivos/vienpec/CR2/p211.pdf . Acessado em 20 de dez. 2023.
LOPES, Gilmara Célia Lana Rodarte. Práticas de leitura e educação científica: um olhar sobre os “Contadores de Estórias Miguilim”. Dissertação de mestrado defendida na Faculdade de Educação. UFMG. 2008. 280p. disponível em https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85KHGV/1/disserta__o_final_gilmara.pdf. Acessado em 20 de dez. 2023.
MEYER, Mônica Ângela de Azevedo. SER-TÃO NATUREZA, a natureza de Guimarães Rosa. Tese de Doutorado. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas -UNICAMP, Campinas, 1998.
PEREIRA, Gabriel Schnuk. Entre educação e ciência: discurso e atuação ambientalista de Angelo Machado (1974-2008). Temporalidades – Revista de História, ISSN 1984-6150, Edição 26, V. 10, N. 1 p. 83-109. (jan./abri. 2018). Disponível em https://www.ufmg.br/estacaoecologica/wp-content/uploads/2020/11/2018-PEREIRA-Gabriel-Schunk-historia-da-Eeco-ambientalista-Angelo-Machado-1.pdf. Acessado em 20 de dez. 2023.
VIEIRA, Rodrigo Drumond. Situações Argumentativas na Abordagem da Natureza da Ciência na Formação Inicial de Professores de Física. Dissertação de mestrado defendida na Faculdade de Educação. UFMG. 2007. 173p. disponível em https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85JH8P/1/disserta__o_rodrigo.pdf. Acessado em 20 de dez. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Silvania Sousa do Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Impacto: Pesquisa em Ensino de Ciências pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Impacto.