O papel da Educação Científica na construção do País e da Identidade Nacional: caminhos, pontes, travessias
DOI:
https://doi.org/10.12957/impacto.2023.76770Palavras-chave:
Educação Científica, Currículo, Identidade Nacional, História da Engenharia.Resumo
Neste trabalho, a História da Engenharia Brasileira, a partir do século XIX até 1960, é tomada como fio condutor para o entendimento das principais mudanças na Educação Científica, em especial no Ensino de Física, ocorridas nesse período. Podemos destacar três fases da Engenharia no Brasil: a engenharia de estradas e ferrovias, acompanhando a ocupação do território; a construção civil, associada ao processo de urbanização; e a engenharia química e de petróleo, liderando a modernização recente. A ocupação do nosso território, cujo ritmo é ditado pelas demandas sociais, está intimamente associada a essas fases e é um elemento fundamental na construção da Identidade Nacional. Essas quatro linhas evolutivas – engenharia, conquista do espaço e tempo brasileiros, identidade nacional e ensino de física – encontram-se nesse artigo e iluminam o significado social dos currículos de física.
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