Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação para avaliação de aprendizagem: Vídeo complementar para o ensino contemporâneo de Acústica
DOI:
https://doi.org/10.12957/impacto.2023.67596Palavras-chave:
Ensino de Física, Acústica, TICs, Estímulo à aprendizagem, Videoaula contemporânea,Resumo
Devido ao distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm sido muito utilizadas no cotidiano educacional. O uso de simuladores, material multimídia e muitos outros recursos tecnológicos facilitam e engrandecem a aprendizagem no ensino mediado por tecnologias. Este trabalho apresenta uma alternativa para a utilização das TICs no ensino de Física com a produção de uma vídeoaula complementar, aplicada como ferramenta pedagógica, para o estímulo do aprendizado de Acústica. A vídeoaula complementar produzida aborda as propriedades fisiológicas do som como parte do conteúdo de Acústica nas aulas de Física. Para o seu desenvolvimento foram utilizados dois softwares livres: Audacity e o Geogebra, além de instrumentos musicais, para explorar detalhadamente esses conceitos abordados previamente em aula pelo docente. A avaliação da aprendizagem foi feita após a exibição do vídeo, através de discussão e de um questionário aplicado em turmas da 2ª série do Ensino Médio de uma instituição pública federal do estado do Rio de Janeiro. Com esse trabalho foi possível observar que a videoaula foi produzida de forma lúdica e didática com embasamento teórico, estimulou o interesse dos discentes para o ensino de Física contextualizado com os instrumentos musicais.Downloads
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