Sequência didática baseada no ensino investigativo para educação de jovens e adultos utilizando tecnologias de comunicação e informação no ensino de física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/impacto.2022.67016

Palavras-chave:

EJA, Eletromagnetismo, Ensino remoto, Sequência de ensino investigativo, TDIC

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Brasil, por vezes, é prejudicada, pela falta de investimento em pesquisa e pelas dificuldades estruturais. Além disso, se tratando do ensino de Física, os estudantes da EJA ainda precisam lidar com o nível abstração dos conceitos físicos e as limitações das metodologias de ensino tradicionais que dificultam o processo de ensino aprendizagem, colaborando para a evasão escolar. De acordo com o modelo de educação integral e inclusiva presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), foi aplicada em turmas da EJA uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI), que atende às exigências da BNCC, baseada em dois dos principais apontamentos desse documento para o ensino de Ciências da Natureza: o método de ensino por investigação e a utilização de dispositivos e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Foram realizadas três aulas com 1h20min cada para aplicação da SEI e todas foram iniciadas com questionamentos aos alunos sobre alguns conteúdos relacionados ao Eletromagnetismo. No decorrer das discussões, vídeos educacionais e simulações foram utilizados pelos licenciandos oportunizando a interação dos estudantes com as ferramentas digitais a fim de facilitar a compreensão dos conceitos abordados. A aprendizagem dos alunos foi analisada com base em uma avaliação formativa e por meio de um questionário com perguntas objetivas e autoavaliativas. A utilização da SEI foi importante para a estruturação das aulas na EJA porque auxiliou os alunos em seu processo de ensino-aprendizagem tornando o ensino de Física mais acessível e inclusivo.

Biografia do Autor

Isabela Felix Elizio Vieira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Licencianda em Física pela UERJ

Moisés Medrado Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduando em Física pela UERJ

Robson Costa de Castro, Colégio Pedro II

Professor da educação básica,  da Especialização em Ensino de Física e do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFept

Catarine Gondim Leitão Canellas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Departamento de Física Aplicada e Termodinâmica - DFAT do Instituto de Física Armando Dias Tavares - IFADT da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Desenvolve pesquisas interdisciplinares no Laboratório de Instrumentação Eletrônica e Técnicas Analíticas - LIETA do DFAT/IFADT/UERJ. Possui experiência em Física Aplicada utilizando a Técnica de Fluorescência de Raios X.

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Publicado

2022-07-31

Como Citar

Vieira, I. F. E., Ribeiro, M. M., de Castro, R. C., & Canellas, C. G. L. (2022). Sequência didática baseada no ensino investigativo para educação de jovens e adultos utilizando tecnologias de comunicação e informação no ensino de física. Impacto: Pesquisa Em Ensino De Ciências, (1), e67016. https://doi.org/10.12957/impacto.2022.67016

Edição

Seção

Artigos