COMPARAÇÃO ENTRE OS DADOS DE USO E COBERTURA DO SOLO DO TERRACLASS E O CENSO AGROPECUÁRIO NO MUNICÍPIO DE LÁBREA – AM

Autores

Palavras-chave:

Uso e cobertura do solo, agropecuária, Amazônia, Sensoriamento Remoto, Censo Agropecuário.

Resumo

Este artigo é resultado de uma dissertação que propôs a comparação entre os dados do TerraClass 2004 e o Censo Agropecuário 2006 para analisar o uso de um na ausência do outro, para compreender o uso e cobertura do solo pela agropecuária na área de estudo. Através dos dados de uso e cobertura do solo do TerraClass 2004 e do Censo Agropecuário 2006, foi feita uma análise das áreas de cada classe que se enquadram como atividade agropecuária e uma comparação dessas áreas nas duas classificações. A análise utilizou o Sistema de Informação Geográfica (SIG) com imagens de satélite Landsat/TM 5 para auxiliar na análise visual qualitativa das classes e obter respostas sobre o uso e ocupação do solo no município de Lábrea. A metodologia de comparação serviu para verificar que os métodos de aquisição dos dados do TerraClass 2004 e do Censo Agropecuário 2006 apresentam diferenças consideráveis nos resultados. O presente trabalho conclui que não é adequado utilizar os dados do TerraClass na ausência do Censo Agropecuário, ou vice-versa, tendo em vista a disparidade encontrada em alguns dos setores censitários analisados. Sugere-se para trabalhos futuros um estudo específico para saber as causas das áreas desmatadas das classes consideradas “duvidosas”.

Biografia do Autor

Priscila Ribeiro de Carvalho de Medeiros, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Departamento de Geografia e Meio Ambiente.

Programa de Pós-Graduação em Geografia.

Referências

ALENCAR, A. et al. Desmatamento na Amazônia: indo além da emergência crônica. IPAM – Instituto de Pesquisa Ambiental na Amazônia. Março 2004.

BRASIL. Comissão Nacional da Verdade. Relatório: textos temáticos / Comissão Nacional da Verdade, v. II. Brasília: CNV, 2014. 416 p, Disponível em: < http://cnv.memoriasreveladas.gov.br/images/pdf/relatorio/volume_2_digital.pdf> , acesso em 07 Junh. 2018.

ESTADO DO AMAZONAS. Zoneamento Ecológico Econômico da Sub-Região do Purus – Metodologia do ZEE, Organização do espaço regional, diagnóstico sócioambiental (Relatório); Volumes I. Manaus: GIZ/SDS/CEZEE, 2011.

FEARNSIDE, P. Desmatamento na Amazônia: dinâmica, impactos e controle. ACT A Amazônia. Vol. 36(3) 2006: 395 – 400.

FERREIRA, L. V.; VENTICINQUE. E.; ALMEIDA, S. O desmatamento na Amazônia e a importância das áreas protegidas. Estudos Avançados 19 (53), 2005. p.157-166.

FRANCO, M. Conflito social e a criação de reservas extrativistas no município de Lábrea – AM. Viçosa, MG, 2017.

FRANCO, Marcelo H. M. Conflito social e a criação de reservas extrativistas no município de Lábrea - AM/ Marcelo Horta Messias Franco. - Viçosa, MG, 2017.

MARGULIS, S. Causas do Desmatamento da Amazônia Brasileira – 1º edição – Brasília – 2003. 100p.

MENEZES, T. Expansão da Fronteira Agropecuária e Mobilização dos Povos Tradicionais no Sul do Amazonas. In: Almeida, Alfredo Wagner B. de;. (Org.). Conflitos Sociais no Complexo Madeira. Manaus: UEA Edições, 2009, v.1, p.231-246.

Downloads

Publicado

2023-12-21

Como Citar

de Medeiros, P. R. de C. (2023). COMPARAÇÃO ENTRE OS DADOS DE USO E COBERTURA DO SOLO DO TERRACLASS E O CENSO AGROPECUÁRIO NO MUNICÍPIO DE LÁBREA – AM. Humboldt - Revista De Geografia Física E Meio Ambiente, 1(4). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/humboldt/article/view/75829