O voluntariado ambiental: uma perspectiva das relações educativas geográficas e ambientais na área de planejamento 5 (Zona Oeste), da cidade do Rio de Janeiro/RJ

Autores

  • Aline Barbosa da Silva Gonçalves
  • Nadja Maria Castilho da Costa Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Palavras-chave:

Educação Geográfica. Educação Ambiental. Voluntariado.

Resumo

O presente trabalho surgiu com a preocupação dos problemas ambientais, principalmente os decorrentes do distanciamento do meio ambiente mais imediato ao cotidiano das populações urbanas e periféricas que, ao longo da história de construção do espaço geográfico, foi sendo marginalizada do poder de decisão sobre seu lugar neste espaço. Na Cidade do Rio de Janeiro a população de bairros como da área de planejamento 5 (AP-5), recorte deste artigo, foram expostas a várias mudanças de modelo de formação socioespacial que na maioria das vezes não favoreceu os interesses da população local e que os fez herdar os passivos sociais, econômicos e ambientais das decisões tomadas a sua revelia. Ao examinar os modos de ensinar sobre educação ambiental na sociedade brasileira atual, nos deparamos com o papel fundamental da Geografia e de seu ensino para a apropriação da criticidade nas relações sociedade e natureza. Além de possuir um capital ainda considerável de recursos ecossistêmicos, importante ferramenta na conservação, preservação e na sustentabilidade da cidade do Rio de Janeiro, a AP-5 tem considerável parcela do contingente populacional da cidade, o que faz com que a forma que percebem a educação recebida e as práticas ambientais ali realizadas pelos voluntários ambientais sejam importantes para as tomadas de decisão de todo o município. Também traz à tona o debate envolvendo a questão socioambiental diante das políticas públicas educacionais, os saberes locais e o conflito entre discursos e ações.

Biografia do Autor

Aline Barbosa da Silva Gonçalves

Mestranda em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Gestão Ambiental pelo Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro. Possui graduação em Abi - Geografia pela Universidade Federal Fluminense . Professora Regente em Geografia na Secretaria Municipal do Rio de Janeiro-RJ. Experiência na área de Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, gestão ambiental, educação ambiental, meio ambiente, ciência e resíduos sólidos.

Nadja Maria Castilho da Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Professora Associada do Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, líder do Grupo de Estudos Ambientais GEA / UERJ cadastrado no Diretório de Pesquisa do CNPq

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Barbosa da Silva Gonçalves, A., & Castilho da Costa, N. M. (2023). O voluntariado ambiental: uma perspectiva das relações educativas geográficas e ambientais na área de planejamento 5 (Zona Oeste), da cidade do Rio de Janeiro/RJ. Humboldt - Revista De Geografia Física E Meio Ambiente, 1(4). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/humboldt/article/view/70306