ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NO PERÍODO DOS MEGA EVENTOS ESPORTIVOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DE JACAREPAGUÁ, MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

Autores

Palavras-chave:

cenário, bacia hidrográfica de Jacarepaguá, espaço-temporal, eventos esportivos

Resumo

A análise da dinâmica do uso e ocupação do solo de determinada área é perceptível a partir da ação de diferentes atores e agentes modificadores da paisagem. O estudo de caso na Bacia Hidrográfica de Jacarepaguá, Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro, mostra-se interessante, pois nessa área foram construídos diversos equipamentos esportivos e infraestrutura de apoio aos megaeventos que ocorreram na cidade (Jogos Pan-Americanos e Olimpíadas, por exemplo), o que acarretou alterações espaciais, inclusive na malha viária, ao longo das duas primeiras décadas, principalmente entre os anos 2004 e 2016, marcos temporais da presente análise, além de modificações importantes no arcabouço legal, principalmente nos planos e normativas urbanísticas. Para avaliação dessas modificações utilizou-se técnicas de geoprocessamento, mapas temáticos, ortoimagens e programas específicos para criação de cenários e análises comparativas (quantitativa e qualitativa) das mudanças ocorridas. A análise pretendida, a partir do módulo Land Change Modeler, apresentou resultados interessantes, validando e corroborando com observações empíricas de percepção de alterações na área estudada. Como resultado principal a expansão urbana foi de quase 1.000ha, além das modificações ocorridas nos tipos de uso e ocupação do solo, onde as Áreas Residenciais foram as que mais cresceram, gerando uma reserva de unidades habitacionais ainda desocupadas.

Biografia do Autor

Juliana Vasconcellos Baptista, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Aluna de Pós-Graduação - Doutorado - Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGEO)

Leandro Andrei Beser de Deus, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor adjunto, vinculado ao Departamento de Geografia Física, do Instituto de Geografia. Atua também como professor do PPGEO/UERJ.

Referências

ANDREOLI, Marcelo; MOREIRA, Thomas. Uma análise histórico conceitual dos megaeventos esportivos e seus desdobramentos na cidade contemporânea. EURE, vol 4, nº 123, Mayo 2015. pp. 289-307.

ARAUJO, SILVIA D.; REZENDE, VERA F.; LEITÃO, GERÔNIMO. Impactos dos XV Jogos Pan- Americanos de 2007 na Barra da Tijuca e Baixada de Jacarepaguá, Cidade do Rio de Janeiro.

CANDIDO, Madson Z.; CALIJURI, M. Lúcia; MOREIRA NETO, Ronan Fernandes. Modelagem do Uso, Ocupação e Desenvolvimento de uma Região com a Ferramenta Land Change Modeler (LCM) e Imagens Orbitais. In: XXIV Congresso Brasileiro de Cartografia, 2010, Aracaju. XXIV Congresso Brasileiro de Cartografia. Aracaju, Brasil: SBC, 2010. v. 1. p. 663-668.

EASTMAN, J.R. (2012) IDRISI Selva Manual. IDRISI Tutorial. s.l. Clark University, Worcester. www.clarklabs.org

FUNDAÇÃO CEPERJ. Cartografia Fluminense – Divisão política-administrativa do Estado do Rio de Janeiro.

HARVEY, D. “Cidades são para pessoas, não para o capital”. Entrevista por Camila Nobrega e Rogério Daflon / Canal Ibase. Dezembro de 2013.

HARVEY, D. e MARICATO, E. [et al]. In: Cidades Rebeldes: Passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo: Carta Maior, 2013.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Portal de Mapas. Disponível em: https://portaldemapas.ibge.gov.br/portal.php#homepage. Acesso em agosto de 2019.

LIA Calabre, EULA Dantas Taveira Cabral, MAURÍCIO Siqueira. Memória das olimpíadas no Brasil: diálogos e olhares – Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2017.

MASCARENHAS, Gilmar. A cidade e os grandes eventos olímpicos:

uma geografia para quem? Revista Digital - Buenos Aires - Año 10 - N° 78 - Noviembre de 2004.

MASCARENHAS, Gilmar. Modernidade e cidade – espetáculo: o alvorecer dos grandes eventos esportivos internacionais no Rio de Janeiro. Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro – Nº 13, Ano 2007, pp. 563-674.

MATOS, Thiago Oliveira R. T. de. A expansão do mercado imobiliário no Brasil: Um paralelo entre a evolução dos preços no mercado brasileiro e a bolha imobiliária norte-americana. Monografia apresentada ao Departamento de Ciências Econômicas – PUC Rio. Junho, 2017.

O'DONNELL, Julia, AMARAL DE SAMPAIO, Lilian, CAVALCANTI, Mariana. Entre Futuros e Ruínas: Os Caminhos da Barra Olímpica. Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social. V.13, n.1, 2020.

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Lei Complementar nº 111 de 1º de Fevereiro de 2011. Institui o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável.

______. Lei Complementar nº 79 de 30 de maio de 2006. Institui o Projeto de Estruturação Urbana – PEU dos bairros de Vargem Grande, Vargem Pequena, Camorim e parte dos bairros do Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca e Jacarepaguá.

______. Lei Complementar nº 70 de 06 de julho de 2004. Institui o Projeto de Estruturação Urbana - PEU Taquara dos Bairros de Freguesia, Pechincha, Taquara e Tanque.

______. Lei Complementar nº 160 de 15 de dezembro de 2015.Permite a Regularização de Parcelamento do Solo que contenham edificações Unifamiliares e Bifamiliares nos bairros de Vargem Grande, Vargem Pequena e Itanhangá.

______. INSTITUTO PEREIRA PASSOS (IPP) – Portal Data.Rio - Informações sobre a Cidade. Uso e Ocupação do Solo – Ano 2004. Disponível em: http://www.data.rio/datasets/uso-do-solo-2004. Acesso em julho 2019.

______. Uso e Ocupação do Solo – Ano 2016. Disponível em: http://www.data.rio/datasets/uso-do-solo-2016. Acesso em julho 2019.

______. SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO. Análise Qualitativa das Densidades Construídas em Regiões da Cidade do Rio de Janeiro. Disponível em: http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/7720635/4211818/3.1.pdf . Acesso em setembro 2020.

REZENDE, Vera; LEITÃO, Gerônimo. Barra da Tijuca e Baixada de Jacarepaguá: Razões e Impactos das Intervenções Públicas para a Realização dos XV Jogos Pan-americanos de 2007, na Cidade do Rio de Janeiro. Anais do 52º Congresso Internacional de Americanistas, Povos e Culturas das Américas: Diálogos entre globalidade e localidade, Sevilha, Espanha, 2005.

______. Plano piloto para a Barra da Tijuca e Baixada de Jacarepaguá, intenções e realizações após três décadas, Rio de Janeiro: CREA- RJ, 2004

SECRETARIA DE ESTADO DO AMBIENTE – INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE. Portal GeoInea – Base de Dados Espaciais. Unidades de Conservação da Natureza. Disponível em: https://www.arcgis.com/apps/MapSeries/index.html?appid=00cc256c620a4393b3d04d2c34acd9ed. Acesso em julho 2019.

TEIXEIRA, Allan Leocadio. Estudo de caso da Vila dos Atletas das Olimpíadas Rio 2016: utilização de ativos intangíveis para criar valor em megaprojetos – 2017. 115 f.

Downloads

Publicado

2022-05-09

Como Citar

Baptista, J. V., & Beser de Deus, L. A. (2022). ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NO PERÍODO DOS MEGA EVENTOS ESPORTIVOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DE JACAREPAGUÁ, MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. Humboldt - Revista De Geografia Física E Meio Ambiente, 1(3). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/humboldt/article/view/63608

Edição

Seção

Artigos | Articles