ESTUDAR O MEIO PARA ENTENDER A REALIDADE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DA CLIMATOLOGIA NA SALA DE AULA
Palavras-chave:
Ensino de Climatologia. Estudo do Meio. Escola.Resumo
A formação de professores de Geografia tem sido alvo de pesquisas acadêmicas, neste contexto, este artigo é resultado de três pesquisas, realizadas em diferentes espaços/tempos, entretanto, com um objeto comum: a compreensão da realidade com as lentes do ensino de Geografia. Nesta direção, tem como objetivo principal analisar a importância de estudar a realidade local para compreender os conceitos relacionados, principalmente, aos aspectos da Geografia Física no contexto escolar, apontando a importância do estudo do meio, como metodologia de grande potencial para análise dos diferentes fenômenos geográficos que se materializam no espaço. Cada uma das pesquisas apresenta os caminhos metodológicos que foram trilhados. Já os resultados apresentam análises e possibilidades para o desenvolvimento do ensino de Geografia de forma a levar o aluno à uma leitura crítica de sua realidade, de forma integrada.
Referências
ABRANTES, M. F. S.; QUEIROZ, E. D. O. Trabalho de Campo como prática pedagógica no processo de ensino aprendizagem: uma experiência através do PIBID Geografia-IM/UFRRJ. In: QUEIROZ, E.D; CARDOSO, C. (Org.). Trilhas Geográficas: múltiplas possibilidades para o ensino de Geografia. 1ed.Curitiba: Appris. Pp. 2019. 239 – 248. 292p.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 2020.
______. Parâmetros Curriculares Nacionais. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em 2020.
CARDOSO, C. Relatório das atividades do Pós Doutorado em Geografia pela UFRJ. Nova Iguaçu, UFRRJ, 2019.
CARDOSO, C.; GUERRA, A. T. J.; SILVA, M. S. APRESENTAÇÃO: Geografia e os riscos socioambientais. In: CARDOSO, C.; GUERRA, A. T. J.; SILVA, M. S. (Ogrs). Geografia e os riscos socioambientais. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020. 226p. pp. 13 - 24.
CARDOSO, C.; SILVA, M. S. A climatologia do risco: o processo formativo do professor e a transposição didática a partir da realidade vivida. In: CARDOSO, C.; GUERRA, A. T. J.; SILVA, M. S. (Ogrs). Geografia e os riscos socioambientais. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020. 226p. pp. 45 - 78
CAVALCANTI, L.S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 18ª ed., Campinas: Papirus, 2011. 192p.
HOLZER, W. Paisagem, Imaginário, Identidade: alternativas para o estudo geográfico. In: ROSENDAHL, Z.; CORRÊA, R.L. (Orgs.). Manifestações da cultura no espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999. 247p.
LOPES, C.S.; PONTUSCHKA, N.N. Estudo do meio: fundamentos e estratégias. Maringá: Eduem, 2010. 48p.
PONTUSCHKA, N.N., PAGANELLI, T.I., CACETE, N.H. Para ensinar e aprender Geografia. 3ª ed. – São Paulo: Cortez, 2009. 384p.
OLIVEIRA, J. J. A.; CARDOSO, C. Currículo dos cursos de licenciatura em Geografia e a inserção da temática do risco socioambiental. In: CARDOSO, C.; GUERRA, A. T. J.; SILVA, M. S. (Orgs). Geografia e os riscos socioambientais. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020. 226p. pp.97 - 116.
QUEIROZ, E.D., GUIMARÃES, M. O. Trabalho de Campo em Unidades de Conservação como ambiente educativo e estratégia pedagógica fundamental para uma formação diferenciada em Educação Ambiental. Revista de Politicas Publicas (UFMA), v. 1, 2016.
SANTOS, M. Metamorfose do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988. 124p.
_______. A Natureza do Espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4ª ed. 8ª reimpressão. São Paulo:Editora da Universidade de São Paulo, 2014. 386
SERPA, A. Por uma Geografia dos espaços vividos: geografia e fenomenologia. São Paulo: Contexto, 2019. 128 p.
TOMITA, L.M.S. Trabalho de campo como instrumento de ensino em Geografia. Revista Geografia, Londrina, v.8, n.1, jan/jun.1999.