ESTUDAR O MEIO PARA ENTENDER A REALIDADE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DA CLIMATOLOGIA NA SALA DE AULA

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Climatologia. Estudo do Meio. Escola.

Resumo

A formação de professores de Geografia tem sido alvo de pesquisas acadêmicas, neste contexto, este artigo é resultado de três pesquisas, realizadas em diferentes espaços/tempos, entretanto, com um objeto comum: a compreensão da realidade com as lentes do ensino de Geografia.  Nesta direção, tem como objetivo principal analisar a importância de estudar a realidade local para compreender os conceitos relacionados, principalmente, aos aspectos da Geografia Física no contexto escolar, apontando a importância do estudo do meio, como metodologia de grande potencial para análise dos diferentes fenômenos geográficos que se materializam no espaço. Cada uma das pesquisas apresenta os caminhos metodológicos que foram trilhados. Já os resultados apresentam análises e possibilidades para o desenvolvimento do ensino de Geografia de forma a levar o aluno à uma leitura crítica de sua realidade, de forma integrada.

Biografia do Autor

Cristiane Cardoso, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ)

Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Doutora em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2006). Pós Doutorado em Geografia pela UFRJ. Atualmente é professora Associada III, atuando no Curso de Geografia e no Programa de Pós-graduação em Geografia. Participou da implantação do Curso de Geografia, do Instituto Multidisciplinar, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. É Ex-diretora da Associação de Geógrafos Brasileiros, Seção Rio de Janeiro. Tem experiência no Ensino Fundamental, Médio e Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, análise ambiental,climatologia, educação, educação ambiental, uso do solo e metodologia de ensino. Participa de dos grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia (GEPEG). Líder do grupo de pesquisa GEIA ? Grupo de Estudos Integrados em Ambiente: Geografia e Ensino.

Michele Souza da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutoranda e Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bacharela em Geografia (2014-2017) e Licenciada em Geografia (2010-2014) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Desenvolvendo pesquisas na área de Climatologia Urbana, Ensino de Geografia, Análise Socioambiental, Geoprocessamento e sensoriamento remoto.

Edileuza Dias de Queiroz, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ)

Doutora em Geografia (UFF); Mestra em Educação (UFRRJ); Bacharel e Licenciada em Geografia (UFRJ). Professora do Departamento de Geografia do Instituto Multidisciplinar/UFRRJ, exercendo atividades na Graduação e na Pós-Graduação. Atuante em Projetos de Extensão, dentre os quais se destacam: Educação Ambiental na Formação de Educadores da Baixada Fluminense, financiado pela FAPERJ; Subsídios para capacitação de professores de Geografia na Educação Básica: articulando teoria e prática para a construção de uma atividade docente crítica e reflexiva, financiado pela FAPERJ; Projeto de Voluntariado do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu; A Feira vai à Universidade: diálogo entre os diferentes saberes; Acervo Geográfico: compartilhando conhecimentos através da divulgação das produções acadêmicas do curso de Licenciatura em Geografia-IM/UFRRJ; A Universidade na Comunidade: fortalecimento do ensino e da aprendizagem na Baixada Fluminense através da implementação de ações socioambientais inovadoras, financiado pela ProExt. Foi supervisora e coordenadora de área do PIBID, subprojeto Geografia/IM. É coordenadora da área de Geografia/IM da Residência Pedagógica. Coordena a disciplina Educação Ambiental do curso de Licenciatura em Turismo-EaD/UFRRJ, Consórcio CEDERJ. Membro do GEPEG-Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia, e vice-lider do GEIA-Grupo de Estudos Integrados em Ambiente: Geografia e Ensino.

Referências

ABRANTES, M. F. S.; QUEIROZ, E. D. O. Trabalho de Campo como prática pedagógica no processo de ensino aprendizagem: uma experiência através do PIBID Geografia-IM/UFRRJ. In: QUEIROZ, E.D; CARDOSO, C. (Org.). Trilhas Geográficas: múltiplas possibilidades para o ensino de Geografia. 1ed.Curitiba: Appris. Pp. 2019. 239 – 248. 292p.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 2020.

______. Parâmetros Curriculares Nacionais. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em 2020.

CARDOSO, C. Relatório das atividades do Pós Doutorado em Geografia pela UFRJ. Nova Iguaçu, UFRRJ, 2019.

CARDOSO, C.; GUERRA, A. T. J.; SILVA, M. S. APRESENTAÇÃO: Geografia e os riscos socioambientais. In: CARDOSO, C.; GUERRA, A. T. J.; SILVA, M. S. (Ogrs). Geografia e os riscos socioambientais. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020. 226p. pp. 13 - 24.

CARDOSO, C.; SILVA, M. S. A climatologia do risco: o processo formativo do professor e a transposição didática a partir da realidade vivida. In: CARDOSO, C.; GUERRA, A. T. J.; SILVA, M. S. (Ogrs). Geografia e os riscos socioambientais. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020. 226p. pp. 45 - 78

CAVALCANTI, L.S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 18ª ed., Campinas: Papirus, 2011. 192p.

HOLZER, W. Paisagem, Imaginário, Identidade: alternativas para o estudo geográfico. In: ROSENDAHL, Z.; CORRÊA, R.L. (Orgs.). Manifestações da cultura no espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999. 247p.

LOPES, C.S.; PONTUSCHKA, N.N. Estudo do meio: fundamentos e estratégias. Maringá: Eduem, 2010. 48p.

PONTUSCHKA, N.N., PAGANELLI, T.I., CACETE, N.H. Para ensinar e aprender Geografia. 3ª ed. – São Paulo: Cortez, 2009. 384p.

OLIVEIRA, J. J. A.; CARDOSO, C. Currículo dos cursos de licenciatura em Geografia e a inserção da temática do risco socioambiental. In: CARDOSO, C.; GUERRA, A. T. J.; SILVA, M. S. (Orgs). Geografia e os riscos socioambientais. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020. 226p. pp.97 - 116.

QUEIROZ, E.D., GUIMARÃES, M. O. Trabalho de Campo em Unidades de Conservação como ambiente educativo e estratégia pedagógica fundamental para uma formação diferenciada em Educação Ambiental. Revista de Politicas Publicas (UFMA), v. 1, 2016.

SANTOS, M. Metamorfose do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988. 124p.

_______. A Natureza do Espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4ª ed. 8ª reimpressão. São Paulo:Editora da Universidade de São Paulo, 2014. 386

SERPA, A. Por uma Geografia dos espaços vividos: geografia e fenomenologia. São Paulo: Contexto, 2019. 128 p.

TOMITA, L.M.S. Trabalho de campo como instrumento de ensino em Geografia. Revista Geografia, Londrina, v.8, n.1, jan/jun.1999.

Downloads

Publicado

2021-01-28

Como Citar

Cardoso, C., da Silva, M. S., & de Queiroz, E. D. (2021). ESTUDAR O MEIO PARA ENTENDER A REALIDADE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DA CLIMATOLOGIA NA SALA DE AULA. HUMBOLDT, 1(2). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/humboldt/article/view/57371

Edição

Seção

Dossiê de Lançamento: Epistemologia da Geografia Física Brasileira