Resenha: Cristiane Cardoso, Michele Souza da Silva, Antônio José Teixeira Guerra. (Org). Geografa e os riscos socioambientais. 1. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020. 210 p.
Palavras-chave:
Geografia física, Riscos socioambientais, Mudanças climáticas, Unidades de Conservação, desigualdades socioambientais.Resumo
A obra resenhada tem como objetivo apresentar a temática dos riscos socioambientais à luz da Ciência Geográfica, a partir de pesquisas voltadas para a Geografia Física e para a Geografia Escolar. Nesse sentido, os organizadores Cristiane Cardoso, Michele Souza da Silva e Antônio José Teixeira Guerra convidaram docentes de diferentes níveis – fundamental, médio e superior – que trabalham nas redes pública e privada, bem como profissionais atuantes diretamente com população em situação de risco, e pesquisadores da área. Os debates estabelecidos ao longo dos capítulos visam contribuir para o diálogo entre Universidade e escola, revelando lacunas no processo de formação de professores, as quais se perpetuam no ambiente escolar, refletindo, muitas vezes, no distanciamento destes profissionais com a complexidade e potencialidade que a Geografia Física pode fornecer no desenvolvimento de uma sociedade mais ativa, menos vulnerável e mais resiliente aos riscos socioambientais. A construção de uma sociedade ambientalmente crítica e atuante frente a riscos merece atenção dos profissionais da área e futuros professores e professoras de Geografia e ciências afins.