RECONSTITUIÇÃO HISTÓRICO-GEOGRÁFICA DA ÁREA CENTRAL DO RIO DE JANEIRO: O PASSADO E O PRESENTE

Autores

  • Fernanda Figueiredo Braga

Palavras-chave:

Reconstituição - Rio de Janeiro - Urbanização - Ação antrópica - Paisagem

Resumo

As mudanças provocadas pela ação antrópica vem alterando as paisagens e suas características físicas originais. As reconstituições das condições ambientais de uma área podem contribuir para a compreensão de formas e processos pretéritos e atuais, bem como orientar futuras intervenções voltadas para a melhoria da qualidade de vida nas cidades.  Neste sentido, foi realizado um levantamento das alterações provocadas pelo homem, sob a perspectiva histórico-geográfica, na área central da cidade do Rio de Janeiro, buscando identificar as modificações antrópicas e seus impactos socioambientais, sobretudo no relevo e na drenagem local. O presente trabalho foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica, cartográfica, documental, de fotografias e ilustrações de diferentes épocas. No centro da cidade do Rio de Janeiro foram realizados aterros de lagoas, brejos, mangues e praias das margens da Baía da Guanabara, desmonte de morros e modificações na drenagem original. Essas intervenções promoveram profundas transformações no espaço físico local, não resolvendo e, em alguns casos, agravando antigos problemas ambientais.

 

Biografia do Autor

Fernanda Figueiredo Braga

Possuo graduação, especialização e mestrado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutorado pela Universidade Federal Fluminnese. Tenho experiência no magistério público e privado, nos níveis de ensino básico e superior. Atuo em linha de pesquisa ligada a Geociências, com ênfase em Enchentes urbanas, Geomorfologia e Meio Ambiente.

Referências

ABREU, M. de A. Evolução urbana do Rio de Janeiro. 4. ed. Rio de Janeiro: IPP, 2006.

AMADOR, E. da S. Baía de Guanabara e ecossistemas periféricos: Homem e natureza. Rio de Janeiro: E.S. Amador, 1997.

AMARANTE, A. P. Problemas da erosão e escoamento das águas na cidade do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Geografia, Rio de Janeiro, ano XXII, p.121- 149, out./dez. 1960.

BAPTISTA DA SILVA, Lucas Leite. Grandes escavações urbanas: estudo de caso da construção Estação Jardim de Alah, metrô do Rio de Janeiro- Rio de Janeiro: UFRJ/ Escola Politécnica, 2016.

BARRETO, R. O centro e a centralidade urbana – aproximações teóricas a um espaço em mutação. Curso de Doutoramento em Geografia, nº. 2, 2010, pag. 23-41.

BENCHIMOL, J. L. Pereira Passos: um Haussmann Tropical. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural, Divisão de Editorão, 1992.

BERNARDES, L. M. C. Evolução da paisagem urbana do Rio de Janeiro até o início do século XX. Boletim Carioca de Geografia, Rio de Janeiro: nº 1 e 2, 1959.

CASTRO, et. al. O Projeto Olímpico da Cidade do Rio de Janeiro: reflexões sobre os impactos dos megaeventos esportivos na perspectiva do direito à cidade. Brasil [recurso eletrônico]: In: JUNIOR, Orlando Alves dos Santos; GAFFNEY, Christopher; RIBEIRO, Luiz Cesar de Queiroz (Orgs). Os impactos da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas 2016 1. ed. Rio de Janeiro : E-papers. 542 p. 2015.

CAVALCANTI, N. O Rio de Janeiro Setecentista. Rio de Janeiro, Zahar, 2015.

FURTADO, F.; REZENDE, V. L. F. M. Discursos e imagens acerca de intervenções urbanas no Rio de Janeiro (1920-1940): a questão da valorização fundiária em planos e projetos urbanos. São Paulo. Revista de pesquisa em arquitetura e urbanismo programa de pós-graduação do departamento de arquitetura e urbanismo, EESC-USP. 2008.

INSTITUTO MUNICIPAL DE URBANISMO PEREIRA PASSOS (Rio de Janeiro, RJ). Um passeio no tempo. Rio de Janeiro: IPP, 2002. Disponível em: <http://portalgeo.rio.rj.gov.br/EOUrbana/>. Acesso em: 17 jan. 2018.

KESSEL, C. A vitrine e o espelho - O Rio de Janeiro de Carlos Sampaio. Rio de Janeiro: Secretaria das Culturas, Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural, Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, 2001.

LAMEGO, A. R. O homem e a Guanabara. 2. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1964.

LINHARES, Maria Yeda Leite. História do Abastecimento: uma problemática em questão (1530-1918). Brasília, BINAGRI, 1979.

MALTA, Augusto. Flagrante das obras da Avenida Central (atual Rio Branco), no Centro. Fotografia. Acervo O Globo. Acesso em : 17 out. 2017.

MELLO JUNIOR, D. Planos, plantas e aparências. Galeria de Arte do Centro Empresarial Rio. Rio de Janeiro: João Fortes Engenharia, 1988.

MOTTA, M. Administrando o Rio: Engenheiros X Economistas. In: MOTTA, Marly et al (Orgs.). A política carioca em quatro tempos. Rio de Janeiro: FGV, 2004. p. 235-244.

OLIVEIRA, M. P. de. Projeto Rio cidade: intervenção urbanística, planejamento urbano e restrição à cidadania na cidade do Rio de Janeiro. Revista electrónica de geografía y ciencias sociales. Universidad de Barcelona. ISSN: 1138-9788. Depósito Legal: B. 21.741-98

Vol. XII, núm. 270 (117), 2008.

PINHEIRO FILHO, A. A. Acumulação de tempos desiguais na Cidade Nova no contexto da Urbe Carioca: Do Mangal de São Diogo ao surgimento do Bairro. Dissertação de Mestrado - Instituto de Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

PINTO, F. M. A invenção da cidade nova do Rio de Janeiro: agentes, personagens e planos. Dissertação de Mestrado - Programa de Pós- Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, 2007.

PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO. Memórias da destruição. Rio de Janeiro: Arquivo da cidade, 2002. Disponível em: www0.rio.rj.gov.br/arquivo/anexo/memoria_da_destruicao.pdf. Acesso em: 24 ago. 2009.

REIS, José de Oliveira. O Rio de Janeiro e seus prefeitos: evolução urbanística da cidade do Rio de Janeiro. Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, 1977.

RIBEIRO, L. C. de Q. Metamorfoses da Ordem Urbana da Metrópole Brasileira: o caso do Rio de Janeiro. Sociologias. vol.18, no.42 Porto Alegre: May./Aug. 2016.

RODRIGUES, J. M.; et al. A questão da mobilidade urbana na Região Metropolitana do Rio de Janeiro: reflexões a partir dos projetos de infraestrutura para os megaeventos esportivos (Copa do Mundo 2014 e Jogos Olímpicos 2016). Brasil. In: JUNIOR, Orlando Alves dos Santos; GAFFNEY, Christopher; RIBEIRO, Luiz Cesar de Queiroz (Orgs). Os impactos da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas 2016. 1. ed. Rio de Janeiro: E-papers, 2015. 542 p.

SÁ, P. O Problema das enchentes. Revista Municipal de Engenharia, Rio de Janeiro, Vol. 18, no 3, p.150-155, jul./ set. 1951.

SANTOS, A. M. S. P. Economia, espaço e sociedade no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

Braga, F. F. (2020). RECONSTITUIÇÃO HISTÓRICO-GEOGRÁFICA DA ÁREA CENTRAL DO RIO DE JANEIRO: O PASSADO E O PRESENTE. HUMBOLDT, 1(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/humboldt/article/view/52795

Edição

Seção

Artigos | Articles