CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE UM CAMBISSOLO EM ÁREAS SUBMETIDAS A PROJETOS DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL: BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO CACHIMBAL - RJCARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE UM CAMBISSOLO EM ÁREAS SUBMETIDAS A PROJETOS DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL: BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO CACHIMBAL - RJ
Resumo
Solos degradados por ações antrópicas são submetidos a implementação de práticas de recuperação de áreas degradadas (RAD), geralmente promovendo mudanças nas propriedades físico-químicas dos solos. Este trabalho teve como objetivo avaliar, através da caracterização das propriedades físico-químicas de um Cambissolo, as modificações ocasionadas em solos de áreas submetidas a projetos de recuperação ambiental. Para tal foram avaliados três trechos em uma mesma encosta, sob a mesma cobertura pedológica, ocupados por uso e cobertura distintos - áreas de pastagem e em reflorestamentos de 5 e 20 anos. A caracterização física e química dos solos foi realizada através da descrição dos perfis de solos, bem como descrição e análise de diferentes variáveis relacionadas: granulometria, densidade aparente, capacidade de retenção hídrica da serapilheira e teor de matéria orgânica, sendo os dados relacionados com os usos e ocupações. A área de estudo está situada dentro do Espaço Ecológico Educativo (EEcoE), Campus Pinheiral, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), na bacia hidrográfica do Ribeirão Cachimbal. O solo sob pastagem, neste caso um ambiente improdutivo e pouco sustentável, evidenciou boas condições físico-químicas, apesar de alguns sinais de compactação terem sido detectados. A área de reflorestamento de 5 anos pode ser considerada um ecossistema de qualidade física intermediaria, provável resultado do desenvolvimento avançado de algumas espécies arbóreas. A área sob reflorestamento de 20 anos apresentou as melhores condições físico-químicas dos solos.
Palavras-chave: Ações Antrópicas, Solos degradados, coberturas vegetais, indicadores físico-químicos e Serviços Ambientais.