UM MAPA DE ORIENTAÇÃO AO VISITANTE EM AMBIENTES NATURAIS
cartografia para o lazer e turismo no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, RJ
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.87437Palavras-chave:
Mapa; lazer e turismo; produção cartográfica; ambiente natural. Parque Natural Municipal de Nova IguaçuResumo
Em decorrência do processo acelerado de urbanização e da diminuição gradativa das áreas verdes nas cidades, os ambientes naturais se tornam cada vez mais valorizados pela sociedade contemporânea, especialmente aqueles relacionados às práticas sociais do lazer e turismo. Nesse contexto, o Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu (PNMNI) se estabelece como uma Unidade de Conservação integral aberta à visitação, oferecendo diversos atrativos, como poços d’água, cachoeiras, mirantes, observação de pássaros e trilhas. Nesse sentido, este artigo apresenta uma proposta teórico-metodológica para o desenvolvimento de mapas de orientação ao visitante em ambientes naturais. A partir de uma fundamentação teórica que considera os aspectos essenciais de um mapa de orientação ao visitante (meio de informação, meio de divulgação e consumido por pessoas potencialmente leigas na semântica cartográfica) e os seis elementos gráfico-cartográficos que compõem um mapa para o lazer e turismo (título, escala, legenda, sistema de referências, fonte, moldura), criou-se um produto cartográfico para o PNMNI em três etapas distintas: estudo e representação da área do parque, associado ao trabalho concomitante de três legendas: geral, turística e uma específica para trilhas. Assim, este trabalho, realizado em parceria entre a prefeitura de Nova Iguaçu e o Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, resulta na produção de um mapa temático que representa os elementos espaciais presentes no ambiente natural, especificadamente em parques, tendo como público-alvo potencial o visitante em momentos de lazer e turismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sergio Ricardo Fiori, Jéssica Silva Martins, Vítor Alexandre Santos Rodrigues

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.