URBANIZAÇÃO, CAPITALISMO E EMANCIPAÇÃO:

uma perspectiva marxista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2024.83106

Palavras-chave:

urbanismo; ontologia; marxismo

Resumo

Neste artigo, a discussão sobre a urbanização e a propriedade urbana a partir de uma orientação marxista é abordada por meio do estudo das determinações gerais do ser social, a ontologia. A partir dessa perspectiva, se investiga o processo de afastamento entre o ser que habita o espaço, a produção do espaço e quem pensa o espaço no capitalismo. Por meio do desenvolvimento das sociedades, se questiona como as práticas e reprodução social separaram o habitante da autodeterminação do espaço. Para isso, se recorre aos textos filosóficos e à obra magna de Marx, O capital, assim como às interpretações de sua obra que argumentam em favor de um duplo nível de crítica no pensamento do autor, que abarca tanto teorias como as práticas sociais reproduzidas ou endossadas por essas teorias. Este artigo pretende contribuir para o debate sobre a propriedade urbana, em linha com as perspectivas de Lefebvre e Lukács, sustentando uma posição científica crítica do urbanismo convencional que a reconhece como cerceadora das liberdades humanas. Por outro lado, vislumbra alternativas postas pelo marxismo para repensar um habitar que seja emancipatório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Siqueira Rodriguez, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor do Departamento de Evolução Econômica (DEE) da Faculdade de Ciências Econômicas da UERJ (FCE/UERJ). Bacharel em C. Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (2013), mestre em Economia Aplicada no PPGEA/UFJF (economia regional e urbana) com ênfase na economia da inovação. Foi pesquisador visitante na Leeds University Business School/University of Leeds. Doutor em Economia no PPGE/UFF, com ênfase em economia política.

Downloads

Publicado

2024-06-30

Como Citar

SIQUEIRA RODRIGUEZ, Rodrigo. URBANIZAÇÃO, CAPITALISMO E EMANCIPAÇÃO: : uma perspectiva marxista. Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 44, 2024. DOI: 10.12957/geouerj.2024.83106. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/83106. Acesso em: 27 jul. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Propriedade urbana, aluguel e renda imobiliária. Teoria e História.