A ERA SAMBÓDROMO: os debates que surgiram e os impactos gerados pela construção de um palco fixo para os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro (1984 a 2019)
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2022.55683Keywords:
Sambódromo, Desfiles, Escolas de samba, Debates, Lugar.Abstract
O presente artigo é um desmembramento de uma pesquisa maior que abordava toda a trajetória dos lugares dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, desde o primeiro desfile realizado na Praça Onze em 1932 até chegar ao Sambódromo na década de 1980. Selecionando este último lugar mencionado como foco, a presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre os debates que surgiram e os impactos deixados na cidade do Rio de Janeiro motivados pela construção do Sambódromo. Ressaltando detalhes da obra, o artigo aborda em linhas gerais, as alterações na paisagem urbana da região aonde o próprio Sambódromo foi construído, as modificações no formato de como as escolas de samba desfilavam, a construção de uma identidade própria ao Sambódromo e da imagem da cidade através do carnaval, bem como as utilizações da “Passarela do Samba” fora do período carnavalesco.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright of articles published in Geo UERJ belongs to their respective authors with rights to first publication conceded to the journal. Every time that the article is cited and reproduced in institutional repositories or personal and professional web pages the link to the journal web page must be provided Geo UERJ.
The articles are simultaneously licensed under theCreative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional.