A ERA SAMBÓDROMO: os debates que surgiram e os impactos gerados pela construção de um palco fixo para os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro (1984 a 2019)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2022.55683

Palabras clave:

Sambódromo, Desfiles, Escolas de samba, Debates, Lugar.

Resumen

O presente artigo é um desmembramento de uma pesquisa maior que abordava toda a trajetória dos lugares dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, desde o primeiro desfile realizado na Praça Onze em 1932 até chegar ao Sambódromo na década de 1980. Selecionando este último lugar mencionado como foco, a presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre os debates que surgiram e os impactos deixados na cidade do Rio de Janeiro motivados pela construção do Sambódromo. Ressaltando detalhes da obra, o artigo aborda em linhas gerais, as alterações na paisagem urbana da região aonde o próprio Sambódromo foi construído, as modificações no formato de como as escolas de samba desfilavam, a construção de uma identidade própria ao Sambódromo e da imagem da cidade através do carnaval, bem como as utilizações da “Passarela do Samba” fora do período carnavalesco.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucas Felipe Gomes Cunha Vidal, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduando do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, membro e bolsista de Iniciação Científica do grupo PET – Programa de Educação Tutorial – sendo orientado pelo Prof. Dr. Eduardo José Pereira Maia.

Publicado

2022-08-20

Cómo citar

Gomes Cunha Vidal, L. F. (2022). A ERA SAMBÓDROMO: os debates que surgiram e os impactos gerados pela construção de um palco fixo para os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro (1984 a 2019). Geo UERJ, (41), e55683. https://doi.org/10.12957/geouerj.2022.55683

Número

Sección

Artigos