ÁREAS VERDES PÚBLICAS EM JUIZ DE FORA, MG: uma análise do estado da arte atual

Autores/as

  • Carlos Magno Adães Araujo Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Cássia Castro Martins Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2014.9668

Palabras clave:

áreas verdes públicas, índice de áreas verdes, área de influência das áreas verdes, densidade de áreas verdes, percentual de áreas verdes.

Resumen

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2014.9668

 

Uma das características mais marcantes do espaço geográfico é sua transformação ininterrupta, fruto da relação dialética entre a sociedade e a natureza, na qual ambos se influenciam reciprocamente, transformando-se uns aos outros. Sob a égide do capitalismo, as transformações espaciais são rápidas e, muitas vezes, tão profundas que produzem impactos socioambientais e socioespaciais que são difíceis de serem mitigados. O processo de urbanização demonstra claramente a magnitude das transformações pelas quais o homem e a natureza passam. Em Juiz de Fora, Minas Gerais, o rápido crescimento do município e de sua área urbana legaram à população um restrito e irregular número de áreas verdes públicas, fundamentais na melhoria da qualidade ambiental urbana e de vida da população. A análise da dinâmica demográfica e do Índice de Áreas Verdes de parques, praças, canteiros e da UFJF, de cada uma das 81 Regiões Urbanas do município e suas áreas de influência, reforçadas pelo cálculo e análise da Densidade de Áreas Verdes e do Percentual de Áreas verdes, se apresentam como importantes procedimentos na compreensão do status atual dessas áreas, que irão subsidiar propostas de políticas públicas que visem proteger, ampliar e construir novas áreas verdes, bem como facilitar que a legislação existente seja colocada efetivamente em prática.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos Magno Adães Araujo, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciado em Estudos Sociais pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2002); especialista em Educação Ambiental pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora; bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005), Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Professor de Geografia das redes pública e privada.

Cássia Castro Martins Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora doutora assistente II da Universidade Federal de Juiz de Fora

Publicado

2014-12-02

Cómo citar

Araujo, C. M. A., & Martins Ferreira, C. C. (2014). ÁREAS VERDES PÚBLICAS EM JUIZ DE FORA, MG: uma análise do estado da arte atual. Geo UERJ, 2(25), 250–275. https://doi.org/10.12957/geouerj.2014.9668

Número

Sección

Artigos