A RELAÇÃO CIDADE-RAÇA-CAPITAL NO ESPAÇO URBANO CARIOCA: UMA ANÁLISE DAS REMOÇÕES NO PERÍODO PREPARATÓRIO PARA OS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2020.48408Palabras clave:
megaeventos, capitalismo, raça, Rio de Janeiro, remoçãoResumen
O trabalho a que se propõe este artigo é analisar a remoção e a resistência no espaço urbano carioca com o esforço constante de observar a relação cidade-raça-capital. A análise se embasou em uma revisão de literatura sobre estudos e pesquisas sobre as remoções em período recente da história carioca: os preparatórios para os megaeventos esportivos. Primeiramente aborda-se o capitalismo contemporâneo, sua relação com o espaço e correlações da atual crise financeira com o espaço urbano carioca. Em segundo, recorta-se o objeto de análise trazendo o foco para os processos de remoção e resistência nos preparatórios dos megaeventos de 2014 e 2016, período posterior à crise econômica de 2007/2008 e momento em que os efeitos dessa crise eram intensos em todo o mundo. Após esta etapa, apresentam-se alguns estudos sobre algumas comunidades removidas procurando sempre centralizar a variável raça. Por fim, expõe-se uma das formas de resistência engendradas pela população atingida. Foi observado que a população se organizou em comitês populares, fóruns e associações em conjunto com pesquisadores e acadêmicos universitários; além da mobilização e uso político do Direito e de instituições estatais para combater a própria ação estatal de remoção. Conclui-se que limitar o estudo do espaço urbano à relação cidade-capital olvida a dupla opressão (de classe e raça) que pessoas não brancas podem sofrer na cidade. Além disso, conclui-se pela exigência por cidadania (o direito a ter direitos) pela população quando dos processos de resistência e uma certa esperança normativa no Direito durante este processo.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2020-02-14
Cómo citar
DE OLIVEIRA, Natália Sales. A RELAÇÃO CIDADE-RAÇA-CAPITAL NO ESPAÇO URBANO CARIOCA: UMA ANÁLISE DAS REMOÇÕES NO PERÍODO PREPARATÓRIO PARA OS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS. Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 36, p. e48408, 2020. DOI: 10.12957/geouerj.2020.48408. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/48408. Acesso em: 9 may. 2025.
Número
Sección
Políticas Públicas e Território: análise da agenda pública na segunda década do século XXI
Licencia
Los Derechos de Autores de los artículos publicados en la revista Espaço Aberto pertenecen al(los) su(s) respectivo(s) autor(es), con los derechos de primera publicación cedidos a la Revista. Toda vez que un artículo es citado, replicado en repositorios institucionales y/o páginas personales o profesionales, es necesario presentar un enlace para el artículo disponible en la página web de la revista.
Los trabajos están simultáneamente licenciados bajo Licencia Creative Commons BY-NC-SA 4.0.